E-BOOK: Artigo sobre atuação da Defensoria na pandemia da Covid-19 é publicado em revista científica

Trabalho foi produzido pela estagiária de Administração Adriane Montessi

“Os impactos da pandemia nas organizações públicas: o caso da DPE/RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima)”, esse foi o título do artigo produzido pela estagiária de Administração, Adriane Montessi, convidada pela Atena Editora para publicar o trabalho no livro eletrônico “Ações e Experiências para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19”.

O trabalho teve como objeto de estudo a DPE/RR e mostrou como a instituição teve que adequar o atendimento ao público externo durante a pandemia. O projeto, que demorou cerca de dois meses para ser escrito, analisou as mudanças repentinas na prestação de serviços, a implantação de novas metodologias de trabalho, a reestruturação do órgão na maneira de se apresentar ao público e as estratégias para não comprometer a autonomia e não colapsar as atividades da instituição.

Adriane exerce seu último ano de estágio na Defensoria Pública e conta que enxergou nessa experiência uma oportunidade de desenvolver seu projeto de conclusão de curso. “O artigo foi voltado ao setor de atendimento, onde trabalhei por alguns meses e acompanhei de perto toda a dinâmica e correria do setor”, citou.

Ela mencionou que o atendimento nada mais é do que o “cartão de entrada” da Defensoria. “É a prestação de serviços à sociedade e, consequentemente, o setor mais afetado pela pandemia. Mas durou pouco, tendo vista que a equipe da DPE-RR se adaptou ao atendimento remoto, facilitando até a logística para a população, que muitas vezes não tem como se locomover até os prédios da instituição”, relatou.

Adriane é recém-formada no curso de Administração e, atualmente, cursa a pós-graduação na área estratégica, além de estudar para concursos na área administrativa. Na Defensoria, atua há dois anos como estagiária no gabinete da Defensoria Pública-Geral e também já passou pelo setor de atendimento da instituição.

O defensor público-geral, Stélio Dener, elogiou a iniciativa da estagiária e agradeceu por enaltecer o trabalho desenvolvido pela Defensoria. “É gratificante que a Defensoria se torne objeto de estudo dos nossos estagiários e estagiárias, porque além do conhecimento prático das pessoas, por meio da produção científica, mais pessoas tomam conhecimento do relevante serviço desenvolvido por defensores, defensoras e servidores públicos. Uma leitura que vale muito a pena fazer”, agradeceu.  

O artigo está disponível no site da Atena Editora e pode ser acessado pelo endereço eletrônico: (https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3886).

ASCOM DPE

Top