ESTÁGIO FORENSE: Novos estagiários de Direito são recebidos na Defensoria

Subdefensor público-geral recepcionou a turma e entregou a carta de apresentação aos gabinetes

O subdefensor público-geral, Oleno Matos, recebeu nesta quinta-feira (17), novos estagiários de Direito, aprovados no 14º Processo de Seleção de Estágio Forense. Eles também receberam do gestor o documento de apresentação para atuar nos gabinetes criminais, cível e Especializada de Saúde Pública.

Os gabinetes de defensores públicos são essencialmente formados pelo chefe de gabinete, assessor jurídico e um ou mais estagiários. Os novos estagiários irão atuar diretamente nas atividades jurídicas, sendo orientados e supervisionados por um defensor público. Eles realizarão atividades de acordo com o grau de instrução acadêmica.

O subdefensor público-geral, Oleno Matos, também atua como coordenador geral do Estágio Forense da Defensoria e enxerga potencial nos novos estagiários da instituição. “A Defensoria é uma casa de aprendizagem para esses jovens. A partir de agora, eles estão inseridos em um espaço no qual irão aprender muito sobre a justiça estadual”, disse.

Oleno orientou  o grupo a transitar pelos gabinetes de diferentes áreas do Direito, além das áreas que já estão lotados durante a experiência na Instituição. “Os estagiários irão, inicialmente, atuar em algum segmento do Direito na Defensoria, podendo ser na área criminal, familiar, Fazenda Pública, entre outros. É recomendada a possibilidade de vivenciar o trabalho nas diferentes áreas, para que haja uma aplicação ainda maior do que já aprendem na faculdade. Dessa forma, o  aprendizado se torna ainda maior e gratificante”, pontuou.

O acadêmico Reinaldo Fonseca, da Faculdade Cathedral, atuará no âmbito criminal, tendo como mentor o defensor público Frederico Leão. “É uma área que já consegui construir bastante afinidade nesses oito períodos na faculdade. Quero ter um bom desempenho e contribuir ao máximo”, diz empolgado.  

Já a colega de curso pela Universidade Federal de Roraima, Lara Xavier, irá exercer suas atividades como estagiária na área da família, juntamente com a defensora Alessandra Miglioranza. “Estou feliz com essa nova oportunidade ainda mais pelo fato de ser numa área que me identifico tanto. Estou pronta para os desafios e dar o meu melhor”, afirmou Lara.

O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias e os candidatos contemplados receberão incentivo com uma bolsa-auxílio e mais auxílio-transporte, nos termos do art. 12, da Lei Federal 11.788/08.

 --

Top