NA DEFENSORIA: Público masculino debate sobre violência contra a mulher e suas consequências

A atividade será presencial e virtual na próxima quarta-feira (9)

A violência contra mulher é um assunto debatido entre mulheres, muitas vezes com o intuito de incentivar a procura por apoio e até mesmo pela denúncia do agressor. Dessa vez, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) mobiliza o público masculino, servidores e os membros, para uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher e consequências para saúde mental e psicológica da vítima, a fim de alertar e incentivar que os homens denunciem os agressores e apoiem as vítimas de violência. O papo “De Homem Para Homem” acontece no próximo dia 9, às 15, no auditório da DPE.

O projeto é uma iniciativa da instituição através da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O defensor público-geral, Stélio Dener, reforça a importância da discussão sobre os comportamentos tóxicos que naturalizam a opressão e a violência contra a mulher. "É importante que nós, homens, tenhamos esse espaço para conversar, entender e repensar os problemas enraizados na nossa sociedade. É preciso reconhecer esse problema sistêmico que atingi tantas mulheres e famílias, sobretudo, é necessário promover esse espaço de escuta, reflexão e mudança", ressaltou.

Segundo a chefe titular da Defensoria Especializada da Mulher, defensora Terezinha Muniz, o evento será realizado por três razões: números alarmantes de violência contra a mulher no estado de Roraima, em alusão aos 16 dias de ativismo e pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“Entre janeiro e setembro, a Especializada da Mulher já prestou suporte para mais de 1.600 mulheres que foram vítimas de diversos tipos de violência. É uma problemática social que precisa ser debatida diretamente com os homens para despertarmos essa consciência coletiva, afirmou Terezinha Muniz.

O debate contará com a presença do psicólogo do Centro de Atendimento Multiprofissional, Ed Luiz Chaves Briglia, e do médico psiquiatra da rede de saúde pública do estado de Roraima, Wilson Lessa. Os profissionais convidados irão abordar as consequências da violência  para a saúde mental e psicológica das vítimas.

“Com a violência sofrida, as mulheres podem desenvolver uma série de respostas emocionais negativas, rebaixamento da autoestima e  graves prejuízos para sua saúde mental, com destaque para a ocorrência da depressão. Precisamos estar conscientes destes graves resultados dos diversos tipos de violências sofridas pelas mulheres e prestar o apoio possível e necessário”, diz o psiquiatra Wilson Lessa.

Tendo em vista o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres”, celebrado no dia 6 de dezembro, a DPE promove esse esforço institucional com a discussão, reflexão e sensibilização sobre a temática, para mobilizar os membros e servidores na multiplicação de ações no combate à violência contra a mulher.

INSCRIÇÃO: para a segurança de todos, o evento terá vagas limitadas. Apenas os 30 primeiros inscritos poderão participar presencialmente. Contudo, a roda de conversa será transmitida ao vivo pela plataforma Google Meet para os profissionais em trabalho remoto.

Os interessados devem solicitar as inscrições encaminhando o pedido por meio do processo SEI 001951/2020 até 8 de dezembro de 2020, às 18h, informando o nome completo, cargo-função, lotação, CPF, e-mail e telefone. No ato da inscrição, o solicitante deve informar se a sua participação será presencial ou on-line.

Os inscritos para o evento on-line receberão no e-mail o link para a participação.

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para a atividade presencial e 100 (cem) vagas para participação telepresencial.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do CEAF: 2121-0278 ou 2121-4750 (ramal 7013) ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

ASCOM DPE - (095) 3623-1615 | www.defensoria.rr.def.br 

 

Top