DPE ZAP: Atendimentos presenciais da Defensoria Pública continuam suspensos

Plano de retorno gradual permanece suspenso devido o cenário atual da pandemia

 

A Defensoria Pública do Estado (DPE-RR) permanece com as atividades suspensas de atendimento presencial aos usuários. O Plano de Retorno gradual da instituição, lançado em agosto, previa três fases de desmobilização, mas em decorrência das condições sanitárias do cenário atual da pandemia, apenas o trabalho interno de membros e servidores, previsto nas duas primeiras fases continuam em andamento, já a última fase está suspensa temporariamente.

De acordo com o defensor público Natanael Ferreira, que acompanhou o processo de elaboração do plano, o retorno depende do quadro pandêmico, além das autorizações de órgãos de saúde: “Estamos ouvindo falar da possível segunda onda no Brasil e, paralelo a isso, temos as vacinas em fase de elaboração avançada. Com isso, não podemos vislumbrar um cenário de retorno possível, precisamos ter cautela e aguardar”, explicou.

O defensor também pontuou o recesso judiciário, em que algumas demandas ficam paralisadas devido o fim de ano nos órgãos da justiça: “Como já nos encontramos no final do exercício, a gente entende por bem não dar início ao atendimento presencial, esperamos que em fevereiro de 2021, com o fim da pausa de recesso, o cenário da Covid-19 esteja mais estabilizado e a partir disso pensaremos em estratégias de atendimento presencial segura aos assistidos”.

A recomendação para os beneficiários é que evitem se locomover até as unidades da Defensoria Pública, os atendimentos estão sendo realizados virtualmente através do DPE Zap. Outra ferramenta disponibilizada para quem já tem cadastro de atendimento na instituição é o aplicativo para smartphone e-Defensor, onde é possível acompanhar o andamento do processo, marcar retorno virtual, visualizar o histórico de atendimento e chat diretamente com os defensores, em horário marcado de acordo com o expediente da instituição.

DPE ZAP E E-DEFENSOR: Quem necessita dos serviços da Defensoria, deve entrar em contato pelo WhatsApp (95) 98104-2048 para atendimento cível e familiar, e através do número (095) 98104-2195 para atendimento criminal.

Para baixar o aplicativo e-Defensor é necessário ter uma conta na Google Play Store para obter o app através do link. Também é possível acompanhar notícias e conteúdos exclusivos pela conta no Instagram @defensoriarr e pelo endereço eletrônico defensoria.rr.def.br

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