INCLUSÃO SOCIAL: Curso de Libras na Defensoria tem início nesta terça-feira, 3

Evento ocorrido hoje (3), às 11h, marca o início das aulas remotas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizaram nesta terça-feira (3), às 11h, uma cerimônia especial de lançamento do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que será ofertado por meio de EAD (Educação a Distância). A formação é destinada para defensores e servidores da instituição.

O evento de abertura contou com a participação do defensor público-geral em exercício, Oleno Matos, da diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello e  do assessor jurídico do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), Vilmar Silva. Todas as recomendações de distanciamento e prevenção da contaminação da Covid-19 foram respeitadas.

O objetivo do curso é qualificar os servidores de todos os setores da instituição, na capital e no interior, para acelerar a resolução das demandas, além de possibilitar maior acessibilidade para os assistidos.

O defensor Oleno Matos prevê mudanças positivas nos núcleos de atendimento da Defensoria com a implementação do curso de Libras. “Esse momento precisa ser celebrado, pois representa o início de uma nova fase, onde a DPE-RR está comprometida com a população que enfrenta a exclusão social no dia a dia. O fato de estarmos qualificando nossa equipe com o ensino da Língua Brasileira de Sinais é fundamental, e todas as instituições deveriam fazer o mesmo”, comentou.

O ensino de Libras é o primeiro de uma série de cursos que ainda serão implementados para os servidores da Defensoria. A parceria com a Escola do Legislativo irá fortalecer ainda mais o trabalho dos servidores para efetivação de um atendimento humanizado e de qualidade para cada assistido. “Estamos unindo forças para garantir que nossos usuários estejam satisfeitos com o trabalho desempenhado pela Defensoria”, complementou Matos.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, defende como essencial o ensino de Libras nas instituições públicas. “Precisamos levar a Língua Brasileira de Sinais para todos os lugares. As pessoas com deficiência existem e precisam ser incluídas na sociedade. O fato de possibilitarmos um formato de atendimento que abrace suas necessidades é de extrema importância para qualquer lugar que trabalhe com todos os públicos”, pontuou.

Os servidores aprovam a ideia do curso de Libras na instituição como uma ferramenta de transformação social. “O curso irá agregar muito sucesso ao nosso trabalho tanto no social como emocional também”, afirma a assessora jurídica, Andreia Letícia.

Para acompanhar mais sobre essa e outras informações, acesse o perfil oficial da Defensoria Pública do Estado no Facebook, Instagram e YouTube.

 

Top