Manual de Linguagem Não Sexista é publicado pela DPU

Brasília - A Defensoria Pública da União (DPU), por meio da Secretaria-Geral de Articulação Institucional e do GT Mulheres, inserida no crescente contexto de reivindicação pelo fim do tratamento discriminatório às mulheres e na luta pela construção de uma sociedade de igualdade entre homens e mulheres, apresenta o Manual de Linguagem Não Sexista.

A DPU, enquanto órgão de atuação na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, advoga a utilização de um modelo de tratamento linguístico que colabore na construção de uma sociedade de igualdade entre mulheres e homens.

Este manual orienta a utilização da linguagem abordada nos documentos no âmbito da Defensoria Pública da União para que, através desta, haja a defesa plena da integração social, política, econômica e cultural visando à promoção dos direitos da mulher. Mas também tem o escopo de evidenciar outros modos de uso da linguagem, que permitam neutralidade dos sujeitos, destacando possibilidades pouco exploradas e muito mais adequadas às pluralidades da nossa era.

O intuito é desafiar a utilização da vastidão de opções que temos em nossa língua, utilizando elementos de forma inclusiva para a promoção da igualdade de tal modo que não se deixe implícito e/ou subentendido que o agente seja, necessariamente, do sexo masculino.

Ainda há muito a se fazer em nossa sociedade e, particularmente, na própria Defensoria Pública para avançarmos em termos de promoção de uma cultura não sexista de igualdade entre homens e mulheres, sobretudo, com o compromisso de assumir uma abordagem da temática que envolva os homens nesta pauta também.

CLIQUE PARA ACESSAR O MANUAL

Top