DPE 20 ANOS: Defensoria completa 20 anos de atuação em RR nesta terça-feira, 19

Em função da pandemia, a programação da semana será virtual

No próximo dia 19 de maio, a DPE (Defensoria Pública do Estado de Roraima) completa 20 anos de atuação no estado e também comemora o Dia da Defensora e do Defensor Público. Entretanto, seguindo as recomendações de saúde devido à pandemia, a festa terá que ser dentro de casa, pois os membros e servidores estão trabalhando remotamente, atendendo às demandas da população via whatsapp. Mas isso não significa que a data passará em branco.

Pela primeira vez na história, o aniversário da DPE ocorrerá em quarentena. A programação alusiva será virtual, pelas redes sociais da instituição. As atividades ocorrerão de segunda-feira (18) a sexta-feira (22).

Serão realizadas 4 lives temáticas de segunda a quinta-feira, sempre às 16h. Todos os interessados podem acessar a plataforma, assistir e participar com perguntas envolvendo cada temática

Na segunda-feira, 18, a partir das 16h, pelo instagram @defensoriarr, a primeira live temática terá as defensoras públicas Geana Oliveira e Paula Regina Castro, com o tema “A Experiência no Primeiro Júri”. Na terça-feira,19, o defensor público-geral, Stélio Dener, e o subdefensor público-geral, Oleno Matos, irão trazer um bate-papo sobre os desafios da carreira de defensor público.

Na terceira live da semana, quarta-feira, 20, a @defensoriarr terá como convidados, a defensora Christianne Gonzalez e o defensor Fabrício Ratacheski, que abordarão ‘Direito das Famílias: Panorama da atuação e perspectivas’.  

Buscando informar e conscientizar a população sobre o quadro de violência doméstica em tempos de pandemia, a coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP, defensora Jeane Xaud, e a defensora e chefe titular da DPE Especializada de Promoção e Defesa da Mulher, Terezinha Muniz, estarão juntas conversando com os internautas.

E para encerrar as comemorações da semana alusiva, na sexta-feira, está sendo preparada uma live solidária, porém a equipe ainda está finalizando o cronograma.     

De acordo com defensor público-geral, a Defensoria viveu muitos anos de história e, em todos os momentos, conseguiu se reinventar e atravessar as dificuldades. “Um dos obstáculos foram os avanços e a atualização do parque tecnológico, que influencia significativamente no atendimento aos usuários. Estamos na vanguarda nesse atual cenário mundial, atendendo remotamente os usuários”, citou.

Ele ainda lembrou que, em anos de vivências, vários projetos foram realizados e citou alguns. “Levamos a instituição para mais perto da comunidade estudantil com o projeto Descomplica e o Diálogo na Sala de Aula.  Para os migrantes venezuelanos, com o “Valente não é Violento” e as “Facilitadoras de Diálogos”, curso de Espanhol para o atendimento, a criação da Defensoria Especializada da Mulher e da Defensoria Especializada da Saúde, entre outros”, enumerou.  

“Mesmo com uma pandemia, ainda podemos citar as facilidades que a DPE apresentou para os assistidos, como o aplicativo e-Defensor, o MediarZap e o atendimento on-line no site da instituição. Tudo isso é pensado para os usuários da DPE. Esses 20 anos de história são para representar a luta diária que fazemos por eles, os assistidos da Defensoria Pública”, reforçou Dener.

 

ASCOM DPE: WWW.DEFENSORIA.RR.DEF.BR

Top