PREVENÇÃO: Defensoria orienta cuidados a pessoas em quarentena parcial ou que precisam sair de casa.

Defensor público-geral ressalta a importância de evitar sair de casa

Em razão das diversas pessoas que continuam saindo de casa, seja para trabalhar ou para comprar suprimentos, indo a supermercados ou farmácias, a DPE (Defensoria Pública do Estado), por meio da Especializada da Saúde, recomenda formas de se proteger em meio à pandemia.

“É imprescindível que fiquemos em casa, mas sabemos que nem todos podem, por isso a importância das pessoas terem o conhecimento de como se proteger fora de casa, e ao retornarem para suas habitações”, frisou o defensor público-geral, Stélio Dener.

A Defensoria orienta que, ao sair de casa, tenha o cuidado de prender o cabelo e não utilize acessórios, como anéis, pulseiras, brincos e colares. Mantenha uma distância segura das pessoas de, no mínimo, 2 metros. Evite o transporte público, se não for possível, use lencinhos descartáveis para tocar nas superfícies ou, após tocá-las, higienize as mãos, até os punhos, com álcool em gel.

Dê preferência à utilização de cartão à dinheiro em espécie, mas, se não for possível, higienize as mãos logo após tocar no dinheiro.

É importante lavar as mãos, com água e sabão, após tocar em qualquer superfície. Evite tocar no rosto, boca e olhos, sem estar com as mãos higienizadas.

Nesse período, a utilização de máscaras para as pessoas que estiverem com sintomas de gripe ou tosse é fundamental e, lembre-se sempre de usar de etiqueta respiratória ao tossir e espirrar, usando a curva interna do braço. Ao sair de casa, leve consigo álcool em gel, mas se tiver acesso à água, prefira lavar as mãos com sabão.

Ao retornar para casa, também é necessário adotar protocolos para se proteger e proteger sua família da Covid-19. Não toque em nada antes de estar com as mãos desinfectadas. Tire os sapatos e deixe-os fora de casa, reserve uma caixa na entrada para deixar bolsa, chaves, celular e outros objetos. Tire a roupa e coloque para lavar imediatamente com sabão ou alvejante. Logo após, tome banho, mas se não puder, lave, com sabão, as mãos e as áreas do corpo que foram expostas.

Limpe, com álcool em gel ou solução com cloro, seu celular, óculos e outros objetos com os quais teve contato ou levou ao sair. Se tiver comprado alguma coisa, descarte as sacolas e higienize as embalagens antes de levá-las para dentro de casa. Ao terminar lave as mãos com água corrente e sabão.

O defensor público-geral declara que levou em consideração a legislação infraconstitucional que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e tem como um dos principais objetivos a execução de ações, principalmente no controle, vigilância e fiscalização para o bom funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

ASCOM DPE (95) 3623-1615

Top