MEDIAR ZAP: Defensor Público-Geral alerta usuários sobre segurança via WhatsApp

As pessoas devem conferir atentamente os números da Defensoria

Com o advento do COVID-19 (coronavírus), e a nova forma de atendimento via Whatsapp, batizada de Mediar Zap, adotada pela Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE (Defensoria Pública do Estado), o defensor público-geral, Stélio Dener, alerta os usuários sobre a segurança na hora de passar os dados pessoais. São cinco números de celular disponibilizados para a mediação.

Na oportunidade, a defensora pública Elceni Diogo, coordenadora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, ressalta que as pessoas devem conferir atentamente o número pelo qual se está entrando em contato com elas, para evitar golpes e fraudes.  “Se a pessoa for contatada por um número diferente, deve entrar em contato por um desses números para checar se quem está conversando com ela é mesmo da Defensoria ou é algum golpe”, alerta a defensora.

Os números oficiais do Mediar Zap, e que serão usados pelos mediadores da Câmara, são: 99163-1011; 99164-1012; 99130-1013; 99173-1014 e 99167-5951.

Outra novidade alcançada pelo defensor-geral, é que o atendimento a distância será estendido também aos juízes da Vara de Família e ao juiz da Vara Itinerante. “Será aberto o espaço para serem protocolados pedidos com base na nova ferramenta”, disse. 

PASSOS DA MEDIAÇÃO: Inicialmente, é realizada a pré-mediação, momento usado para esclarecer como funciona a mediação e tirar possíveis dúvidas sobre o procedimento. Se os participantes concordarem em dar continuidade, terão que confirmar, da forma que o mediador pedir. Depois disso, será iniciada a sessão de mediação, com a criação do grupo para atendimento.

 “Criamos grupos de atendimento distribuídos entre os servidores da Defensoria. Eu agendo os meus atendimentos, falo no privado com cada um, pergunto se aceitam participar e peço os documentos”, detalhou.

“Ontem, mandei mensagem para as partes e expliquei o que é. As pessoas, logicamente, têm medo de receber um golpe, por isso é importante a gente frisar da verificação de quais números são da Defensoria, e se a pessoa ficar em dúvida, deve entrar em contato com a DPE, antes de enviar qualquer dado”, enfatizou a defensora Elceni. 

“Temos dois grupos internos. Em cada equipe, uma pessoa alimenta o PROJUDI (Processo Eletrônico do Judiciário de Roraima), outra faz o atendimento, e a terceira pessoa realiza a petição, simultaneamente. Depois que o acordo está pronto e redigido, as partes devem enviar um vídeo confirmando que estão de acordo com o documento e os termos acordados”, complementou Elceni.  

A nova forma de atendimento foi pensada considerando a grande procura e os processos em andamento perante a Câmara de Conciliação, a urgência e a necessidade de se construir uma alternativa para a solução de conflitos durante o período em que estiverem suspensos os atendimentos presenciais, em decorrência da pandemia pelo Covid-19.

 

Mais detalhes Aqui.

 

ASCOM DPE (95) 3623-1615 

   

 

Top