Defensoria de Roraima inicia atendimentos na Casa da Mulher Brasileira

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os atendimentos da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher serão realizados na Casa da Mulher Brasileira, a partir desta segunda-feira, 09, no bairro São Vicente. Por enquanto, o atendimento ao público feminino será das 8h às 14h.

A Defensoria Especializada faz parte da Rede Estadual de Atenção à Mulher. Os serviços especializados da Delegacia da Mulher e da Onu Mulheres também já estão disponíveis, dentro da unidade de proteção, às vítimas em situação de violência.

A Casa da Mulher integra, no mesmo espaço, serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes.

Durante a solenidade de instalação da Defensoria, a titular da DPE Especializada da Mulher, Terezinha Muniz, mencionou a relevância de as mulheres contarem com um atendimento humanizado. “Com as instituições centralizadas em um único local, evitaremos a revitimização das nossas assistidas. A Defensoria está mais próxima das mulheres que precisam dessa atenção jurídica”, comentou.

Em seu discurso, o defensor público-geral, Stélio Dener, aproveitou a presença da primeira dama, Simone Denarium, para levar um pedido especial ao Poder Executivo. “Estamos ampliando a estrutura em relação ao atendimento em defesa das mulheres, algo necessário devido à taxa estadual de Feminicídio. No entanto, os nossos órgãos públicos precisam compreender a dimensão do papel da Defensoria no Estado e na vida das pessoas”, disse, referindo-se ao orçamento 2020 proposto, que está aquém dos serviços ofertados pela DPE.  

 Ainda segundo ele, de modo gradual, a Defensoria cresce desde o ano de sua criação, em 2000. “Muitas lutas foram travadas ao longo dos anos e a Defensoria cresceu bastante. Mas, o orçamento precisa ser honrado de acordo com o crescimento atual da instituição”, reforçou Dener.

 Participaram do evento defensoras e defensores públicos, servidores da DPE, imprensa e representantes da OAB-RR, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Procuradoria Especial da Mulher, Secretaria Estadual de Bem-Estar Social, Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima, Gestão da Casa da Mulher, Polícia Comunitária, União de Negros, entre outras instituições e autoridades.

Top