NOVO ENDEREÇO: Defensoria Especializada da Mulher atuará na Casa da Mulher Brasileira

Cerimônia de instalação na nova sede ocorre nesta sexta, 06, às 10h

 

A partir desta sexta-feira (06), a Defensoria Especializada de Promoção e de Defesa dos Direitos da Mulher, da DPE (Defensoria Pública do Estado de Roraima), passará a atuar nas dependências da Casa da Mulher Brasileira. A mudança de endereço busca oferecer uma rede ainda mais equipada no acolhimento de mulheres vítimas de violência.

A cerimônia de instalação na nova sede ocorre nesta sexta (06), às 10h, com a presença de várias autoridades do poder público e da sociedade civil organizada.

Com isso, os protocolos pelos quais passam as mulheres vítimas de violência ficarão mais humanizados, pois tudo será feito no mesmo local.  A mulher poderá registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Especializada da Mulher e, em seguida, ser assistida pela Defensoria Pública, sem precisar se deslocar a outro prédio.

“Com a Especializada da Mulher atuando no mesmo prédio da Delegacia, as mulheres serão melhor acolhidas, ou seja, o trabalho de assistência às vítimas de violência ficará centralizado”, explicou a defensora titular da Especializada de Promoção e de Defesa dos Direitos da Mulher, Terezinha Muniz.

Dentre as atribuições dessa Especializada, está a prestação de assistência jurídica às vítimas de violência doméstica, e a Casa da Mulher Brasileira é voltada ao atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica.

O defensor público-geral, Stélio Dener, esclareceu que a sede da Defensoria continuará com o trabalho de promoção da defesa das mulheres, gerando projetos e ações, fazendo as intervenções políticas nos planos de governo e em outros espaços.

O defensor acredita que, para as mulheres, será muito melhor, pois no momento da ocorrência, serão feitos os encaminhamentos, as intervenções jurídicas necessárias junto à Delegacia, além de toda a estrutura disponibilizada à mulher.  

Na defesa dos direitos das mulheres, a atuação da Defensoria pode ocorrer em diversas temáticas, tais como: atendimento às mulheres em situação de rua, às mulheres encarceradas e no enfrentamento à violência doméstica e familiar, bem como à violência obstétrica. Operam também sobre outros tipos de opressões, a exemplo do racismo e das diversas discriminações e violências de gênero suportadas pelas mulheres.

A Defensoria presta assistência judicial e extrajudicial a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A Lei Maria da Penha não contempla apenas os casos de agressão física. Também estão previstas as situações de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

 

CASA DA MULHERIntegra no mesmo espaço, atendimentos especializados nos diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, além de promover a autonomia econômica das mulheres. Dispõe também de uma brinquedoteca para o acolhimento das crianças, alojamento de passagem e central de transportes. 

 

ASCOM DPE

Top