SALA DE ESPERA Defensoria recebe palestra em alusão ao Outubro Rosa

LRCC faz passo a passo de como realizar o autoexame

A DPE (Defensoria Pública do Estado) recebeu nesta segunda-feira, 21, as representantes da LRCC (Liga Roraimense de Combate ao Câncer), Célia Bezerra e Rosa Correa, para falar sobre o combate ao câncer de mama e o autoexame. Os diálogos ocorrem toda segunda-feira e quarta-feira, das 9h30 às 10h.

Este projeto visa transformar o tempo de espera na recepção da Defensoria pública, assim como de outros órgãos públicos, em momentos de aprendizagem aos cidadãos que procuram a DPE. Neste mês em alusão ao Outubro Rosa, os assistidos tiveram a palestra sobre a prevenção do câncer de mama.

A palestra é parte do projeto “Diálogo na Sala de Espera” e esta semana foi apresentado o passo a passo de como fazer o autoexame. “É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, o melhor lugar para fazer isso é no banho, verificando sempre se há alterações na mama”, explicou Rosa Correa ao demonstrar na “mamamiga” como fazer o autoexame.  

No passo 1, a mulher deve ficar em pé, em frente ao espelho, observando os bicos dos seios, a superfície e o contorno das mamas. O passo 2, consiste em continuar na mesma posição,levantando os braços na lateral e tentar perceber se com o movimento aparecem alterações no contorno ou na superfície das mamas, e por último, deitada com a barriga para cima apoiadas no colchão, eleve o braço esquerdo, posicionando o paralelamente à cabeça, use a mão direita para apalpar o seio esquerdo. Depois, faça movimentos circulares suaves, apertando-o levemente com a ponta dos dedos, em seguida, eleve o braço direito e use a mão esquerda para tocar a mama direita, repetindo os mesmos movimentos.

Os principais sintomas que as mulheres devem ficar atentas são: caroço fixo (nódulo), endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região em baixo dos braços (axilas) ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos.   

 

ASCOM DPE

Top