VILA JARDIM: Defensoria consegue acordo com empresa para religar energia dos 12 condomínios

Síndicos do Residencial se reúnem com defensores neste sábado,13, às 10h

Após os membros do GAED (Grupo de Atuação Especial da Defensoria) e da Administração Superior da Defensoria ouvirem as reivindicações dos representantes dos moradores do Residencial Vila Jardim, no início da tarde desta sexta-feira, 13, os defensores públicos reuniram-se, em uma tentativa de negociação, com a Direção da empresa Roraima Energia. Quase duas horas de conversação, à porta fechada, o pedido de religar energia dos 12 condomínios foi atendido prontamente. 

Mas de 15 mil moradores do Residencial sairão, a partir deste sábado, 13, segundo à Direção da empresa de energia, da escuridão; mas o abastecimento de energia elétrica será mantido até que todos os condomínios possam regularizar os débitos.

De acordo com a nota emitida por ambas instituições, a Roraima Energia realizará na semana de 15 a 19 de julho, ação de negociação de débitos exclusivos das unidades consumidoras das áreas comuns (iluminação interna) do residencial Vila Jardim, com apoio da Defensoria Pública do Estado de Roraima.

As negociações podem ser realizadas pelos representantes de cada prédio e da respectiva unidade consumidora, de segunda a sexta-feira, em todas as lojas de atendimento da Roraima Energia. Especificamente nos dias 16 e 19 de julho, de 08h às 16h, na Loja da Avenida Terêncio Lima. Haverá a presença da Defensoria Pública para acompanhamento das tratativas.

Conforme o defensor público-geral, Stélio Dener, a Defensoria estará nos próximos 60 dias com ação de orientação de direitos e deveres aos moradores do Vila Jardim, buscando esclarecer dúvidas sobre a responsabilidade das partes envolvidas.

“Buscamos um acordo extrajudicial com a RR Energia e sensibilizados pelo nosso intermédio, o nosso pedido foi aceito e a luz estará normalizada a partir de amanhã. Assim, todos ganham mais tempo para quitarem as dívidas dos condomínios. Estaremos viabilizando uma reunião com todos os síndicos para explicar os passos a serem dados nas próximas semanas”, garantiu Dener.

A defensora pública membro do GAED, Paula Regina Castro, acrescentou que a ligação imediata da energia está vinculada com o prazo de uma semana para os condomínios regularizarem os débitos adquiridos por anos. “Ou seja, para que todos possam formalizar o parcelamento das dívidas, caso contrário, a luz será novamente cortada. Os valores são variados, por isso os casos serão analisados individualmente”, disse.

Ainda conforme ela, a mediação foi primordial no acordo. “A decisão, mesmo que emergencial, é de suma importância para a Defensoria quanto para os moradores, porque assim garantimos a negociação da quitação desses débitos, com a luz restabelecida. Estaremos também à disposição para tirar dúvidas durante os dias de renegociação”, comentou.

O morador do Vila Jardim Carlos Alberto Almeida, agradeceu a agilidade dos defensores. Em questão de horas tudo foi resolvido. ”Somos gratos pelos defensores que nos ajudaram. Tivemos uma reunião ao meio dia com eles [defensores] e no mesmo dia se reuniram com os responsáveis pela energia e conseguiram fazer milhares de famílias saírem do escuro”, comemorou.

 

ASCOM DPE (095) 36231615

Top