VISITA AO RONDOM 3: CONDEGE conhece ponto de cadastramento e abrigo de venezuelano

Membros do CONDEGE (Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais) visitaram, às 14h, nesta sexta-feira, 28, o abrigo de imigrantes Rondon III e o Ponto de Cadastramento da Operação Acolhida. O tour ocorreu depois da XXIX Reunião Ordinária, ocorrida no auditório da DPE/RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima).

Os visitantes foram recebidos pela equipe do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas) e do Exército Brasileiro, responsável pelo programa Operação Acolhida. Eles mostraram as instalações desde o posto de triagem, emissão de documentos, emissão de carteira de saúde, atendimento da Polícia Federal, e as dependências do abrigamento.

A Força Tarefa Logística Humanitária e a ACNUR abriram o Rondon III para prestar apoio aos imigrantes venezuelanos em Roraima. O abrigo está localizado no bairro 13 de setembro e tem capacidade para mil pessoas. Cada casa tem capacidade para cinco pessoas e as barracas para nove. Os alojamentos são para famílias, casais, crianças e mulheres.    

 “Tivemos a oportunidade de conhecer a problemática de perto e como os organismos internacionais e o 7º batalhão está pontualmente inserindo essas pessoas em relação à humanização. Saber sobre os aspectos financeiros que o estado e os municípios de Roraima possam efetivamente ter para que nós possamos ajudar a essa problemática da migração foi fundamental”, comentou o defensor público-geral de Roraima, Stélio Dener de Souza Cruz.

De acordo com o presidente do CONDEGE, José Fabrício Silva de Lima, “Com a visita, tivemos a oportunidade de ver in loco toda a estrutura, além de ter a noção da real situação dos venezuelanos, e com isso, ajudará elaboração da Carta Aberta para as Defensorias”, ressaltou.

Ainda conforme ele, a Carta de recomendações terá a finalidade de auxiliar tanto o governo do Estado de Roraima, como os integrantes das demais instituições que atuam junto aos migrantes. “Queremos contribuir na tomada de decisões com vista a melhoria dos serviços prestados. E, principalmente, investir de maneira prioritária no processo de interiorização dos refugiados fazendo com que os demais estados da federação possam dividir de forma igualitária com o estado de Roraima esse fluxo migratório. A carta será encaminhada aos ministérios, ao governo federal, e aos respectivos estados que estarão presentes na reunião”, finalizou o presidente.        

 

 

 

Confira as fotos do evento.

 

ASCOM DPE (95) 3623 -1615

 

 

 

 

Top