Ações em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica são discutidas durante reunião do Condege

Evento contou com representantes do Ministério da Justiça e uma nova reunião está agendada para o dia 07 de agosto

Em uma reunião realizada nesta sexta-feira 28, no auditório da DPE (Defensoria Pública do Estado), foram discutidas ações a serem implementadas pela Defensoria em defesa da mulher vítima de violência doméstica. O evento foi conduzido por José Fabrício Lima, presidente do Condege (Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais).

Na ocasião estiveram presentes defensores públicos de todo Brasil falando sobre o assunto, uma vez que os números de mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, só aumentam. Dados apresentados por eles durante a reunião mostram que em 2018, dezesseis milhões de brasileiras sofreram algum tipo de agressão.

Segundo o presidente do Condege, a parceria entre o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais e o Ministério da Justiça será fundamental para que as Defensorias públicas do Brasil possam de fato implementar e efetivar as ações em defesa da mulher vítima de volência doméstica. “Serão formuladas atividades em conjunto por todo Brasil, para que a partir de 7 de Agosto deste ano, possamos implementar políticas públicas no âmbito da Defensoria Pública, com vista a propiciar um ambiente de resgate de cidadania e acolhedor para que às vítimas possam ter seus direitos protegidos”, ressaltou.

O Pacto Nacional em defesa da mulher irá coletar dados sobre alguns programas que estão em andamento nas Defensorias Públicas do Brasil. “Cada Defensoria irá informar os dados de mulheres vítimas de violência doméstica e será repassado ao Condege”, afirmou Fabrício.

A próxima reunião do Condege acontecerá em Porto Alegre, em agosto, ocasião em que todos defensores irão se nir novamente para discutir o assunto. 

 

Confira as fotos do evento.

Top