Instituto de Identificação implanta em Pacaraima emissão informatizada da Carteira de Identidade

Quem mora no município de Pacaraima, região norte de Roraima, não vai mais precisar se deslocar até a capital, Boa Vista, para ter acesso à emissão da Carteira de Identidade de forma mais ágil, na modalidade informatizada. A partir da próxima semana, uma parceria entre a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado) e o Instituto de Identificação, vai possibilitar a emissão do Registro Civil.

De acordo com o diretor do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), Amadeu Triani, a parceria com a Defensoria Pública representa também segurança no fluxo de dados pessoais do cidadão, devido às configurações de uma rede própria monitorada por especialistas na área de TI (Tecnologia da Informação), recurso imprescindível em benefício da população de Roraima.

Nesta quarta-feira, dia 12, inicia o treinamento para a equipe que vai realizar o serviço. A previsão é que até segunda-feira, 17, todo trabalho esteja concluído e já comece o atendimento ao público.

O serviço será disponibilizado na sede da Defensoria, na Rua Ester de Oliveira Seabra, 684, Centro, que passa a atender o cidadão de forma online e com a foto impressa direto na carteira, o que evitará fraudes.

“Até então, o posto do município atendia a população utilizando o método antigo de entitamento, com fotografia 3x4 e preenchimento manual do pedido de identificação civil. Desta forma, o documento levava em média 40 dias ou mais para ser entregue, agora deve ser disponibilizado ao cidadão em até 10 dias úteis”, disse Triani.

As parcerias com as Instituições, segundo Triani, vêm permitindo uma modernização nos sistemas dos postos avançados do Instituto de Identificação nos município de Roraima. Os próximos municípios a serem atendidos com o serviço Online serão Mucajaí e Alto Alegre.

De acordo com o delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, a previsão é que todos os municípios do Estado disponibilizem o serviço de forma online.

“Nosso objetivo é que cada vez mais possamos facilitar o acesso dos nossos serviços à população, sem que as pessoas precisem sair de suas cidades em busca de atendimento”, afirmou o delegado.

Foto: DPE/RR

Top