Mais de 2 mil pessoas são atendidas na 1ª edição do projeto 'Defensoria Solidária', diz defensor-geral

Ação ocorreu neste sábado (25), na escola América Sarmento em Boa Vista; serviços como atendimentos médicos, psicossocial e atividades de prevenção marcaram o dia

Mais de 2 mil pessoas passaram pela escola Estadual América Sarmento, zona Oeste da capital, durante a 1ª edição do Projeto “Defensoria Solidária’, neste sábado (25). A programação social era parte das comemorações dos 19 anos de atuação do  órgão no estado.

O público compareceu no horário e a chuva apenas selou o sucesso das atividades. A ação ocorreu das 8h às 16h. Foram mais de 25 parceiros institucionais que prestaram serviços à população.

Serviços como atendimentos médicos, psicossocial, consultas, atividades de prevenção da mulher, aplicação de flúor, saúde bucal, orientação materna, direitos do consumidor marcaram o dia. A ação, voltada para toda a população nada foi cobrado pela entrada dos participantes.

Também teve renegociação de débitos com a Caer, emissão de carteira de trabalho e de RG na hora, estética e imagem pessoal, vacinação, defesa pessoa para mulheres, time de futsal Constelação com atividades recreativas para crianças, orientação para evitar acidente de trânsito e de salvamento, diversas palestras.

O carro chefe da ação foi os atendimentos jurídicos ofertados por vários defensores públicos, assessores jurídicos da DPE e pela Justiça Itinerante. 

Uma das pessoas que procurou por atendimento foi o autônomo Elson Madureira. “Achei um trabalho bastante interesse e organizado. Eles [DPE] conseguiram reunir - em um único lugar - vários serviços para a comunidade, desde oficina de artesanato, atividades educativas para a criançada e também a necessidade da população, que é emissão de documentos”, relatou.

Na oportunidade, o assistido parabeniza a iniciativa. “Os organizadores estão de parabéns. Espero que tenha em todos os anos, em outros bairros e municípios. Roraima precisa de mais eventos desta natureza”, avaliou.

O defensor público-geral, Stélio Dener, falou que a ideia é aproximar a comunidade da instituição. Segundo ele, existem pessoas que têm dificuldade de ir até a unidade mais próxima da Defensoria  e neste domingo estão tendo a oportunidade de resolver várias situações pendentes. “Pelo sucesso que foi este ano, manteremos no calendário do Maio Verde com certeza. A meta do próximo ano é superar a marcar dos 2 mil deste ano”, afirmou.

 O subdefensor público-geral, Oleno Matos, lembrou que a ação social é também comemorativa pelos 19 anos de prestação de serviços da Defensoria no estado. “Estamos comemorando os 19 anos de criação da Defensoria e nada mais prazeroso fazer um mês de atividades com os assistidos. Além de ser um grande escritório de advocacia, para atender à população hipossuficiente, a Defensoria é responsável pela educação em direitos. Estamos fazendo isso aqui e, somando parceiros para fortalecer a ação e servir ao cidadão, que tem maior dificuldade de acessar alguns serviços”, enfatizou ele.

Outra beneficiada com a ação, Crisálida Del Carmen Ortega, de origem venezuelana, que aproveitou para tirar a sua primeira CTPS. Ela vive no Brasil há um ano e quatro meses, trabalhando como diarista.  “Agora estou com minha Carteira de Trabalho na mão e quero conseguir um emprego formal aqui. Sinto-me muito bem em Boa Vista e com fé em Deus estarei trabalhando logo, logo”, comemorou.

PARCEIROS - Defensoria Itinerante; CAPI DPE, Centro de Atendimento Multidisciplinar ; Justiça Itinerante (TJRR); Instituto de Identificação; Superintendência Regional do Trabalho: Emissão de CTPS; Polícia Militar; Caer; Corpo de Bombeiros; Escolinha do Detran-RR; Femarh; Centro de Referência Saúde da Mulher; Liga Roraimense de Combate ao Câncer, de Karatê e do Trauma; Vacinação do Estado; Polícia Rodoviária Federal; Procon da Assembleia Legislativa de Roraima, Embelleze, Setrabes, Defesa Pessoal para Mulheres, Secretaria Estadual de Educação e Desporto; entre muitos outros.

 

Confira todas as fotos do evento.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615  

Top