DESCENTRALIZAÇÃO Moradores do Cantá passam a contar com serviços da Defensoria

Centenas de pessoas participaram da inauguração

A Defensoria Pública do Estado (DPE) inaugurou na manhã desta segunda-feira, 07, a primeira CAPI-UA (Central de Atendimento e Peticionamento Inicial-Unidade Avançada) instalada no interior do Estado. A inauguração ocorreu na Rodoviária Municipal do município do Cantá, onde os atendimentos passarão a acontecer. Foram reformadas três salas para o desenvolvimento dos trabalhos.  

A parceria entre a DPE e a prefeitura do município possibilitará que os moradores da região e comunidades adjacentes tenham acesso aos serviços na área de direito civil e criminal, além de orientações em geral de forma gratuita.   

O prefeito do Cantá, Carlos Barbudo, ressaltou a importância da unidade para os moradores que precisam de atendimento jurídico. “Mesmo sendo um município próximo a capital, muitos moradores não possuem condições financeiras para ir até Boa Vista. Esse ponto de atendimento vai facilitar a vida de quem mora nessa região”, comemorou.  

A Defensoria iniciou o trabalho de descentralização do atendimento inaugurando várias unidades na capital e agora uma no interior. “O ganho é da população que passa a ter a DPE mais próxima. Com isso, estamos garantindo que os moradores da região tenham acesso à justiça”, discursou a defensora pública-geral do estado, Terezinha Muniz.

O subdefensor público-geral, Oleno Matos, também esteve presente na inauguração e parabenizou a defensora-geral, Terezinha Muniz, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos de gestão. “A inauguração do CAPI/Cantá é fruto do trabalho da Dra. Terezinha Muniz que não mediu esforços para descentralizar o atendimento e aproximar a DPE do cidadão”, disse, ao recordar que o resultado iniciou há muito tempo.

O vice-governador do Estado, Frutuoso Lins, no ato representando o governador Denarium, no uso da palavra também parabenizou o trabalho realizado pela DPE e ressaltou a importância de facilitar o acesso dos serviços públicos à população. “Disseminar o serviço público pelo Estado é papel fundamental dos órgãos públicos e a DPE tem feito isso com maestria”, destacou.

Além destes, a deputada estadual Lenir Rodrigues que também é defensora pública, fez o uso da palavra e abordou sobre a relevância dos atendimentos realizados pela Defensoria. “Trabalhamos para o povo mais carente do Estado. Precisamos ter um olhar mais atencioso para Defensoria, pois é ela que luta pelos direitos dos menos favorecidos”, finalizou.

Além da população e das autoridades do município, estiveram presentes a deputada estadual Betânia Medeiros e a vice-presidente da OAB-Roraima, a advogada Clarissa Vencato.

UNIDADES:  Além da Unidade Avançada no Cantá, a Defensoria dispõe de mais duas unidades no Estado. A primeira está localizada no Hospital Materno Infantil, que atende pacientes que chegam na unidade hospitalar e precisam de apoio jurídico. A segunda está localizada na zona oeste de Boa Vista, na Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos.

 

ASCOM DPE

 

Top