Defensoria Pública da Paraíba sedia o III Seminário Nacional de Comunicação da Defensoria Pública

 

Nos últimos dias 08 e 09 de novembro, os diretores e integrantes das assessorias de comunicação das Defensorias Públicas estaduais (DPEs) e federal (DPU), e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), reuniram-se em João Pessoa (PB), para participarem do III Seminário Nacional de Comunicação e Defensoria Pública. 

Além de promover a integração dos participantes, que vieram de diversas regiões do país, o encontro se propôs ao aprendizado e ao debate de temas da comunicação por meio da apresentação de duas palestras, uma oficina, um painel e um workshop.

“Temos o maior prazer em promover este evento, pois sabemos o quanto a comunicação é essencial para a instituição. São nossos comunicadores que levam a informação de forma esclarecedora aos usuários, o que permite que a gente fique cada vez mais próximo a população que necessita dos serviços da Defensoria”, afirmou a Defensora Pública-Geral do Estado da Paraíba, Maria Madalena Abrantes Silva

O evento foi organizado e realizado pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB) em conjunto com a Escola Superior da instituição (ESDPB) e com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), da Faculdade Pitágoras de João Pessoa, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) e de seu Centro de Estudos Jurídicos. O defensor público e jornalista, Gerardo Rabello, e a assessora de Comunicação da DPPB, Larissa Claro, foram os coordenadores e anfitriões do evento.

Primeiro dia

Nomes como Grazielle Albuquerque, jornalista e doutoranda em Ciências Políticas pela Unicamp, e Mauro Costa, jornalista sócio-fundador de empresas na área de comunicação, palestraram no primeiro dia do evento, debatendo temas como construção da imagem pública das instituições e os novos desafios das assessorias no mundo 4.0 (mundo pós-digital).  Além das palestras, o primeiro dia contou com um painel apresentado pela diretora da assessoria de comunicação da DPE-RJ, Débora Diniz, e pela diretora de Estudos e Pesquisa de Acesso à Justiça da instituição e vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Carolina Haber.

O painel demonstrou a importância da ação da comunicação na inversão da narrativa sobre o caso Santa Cruz, em que 159 pessoas foram presas em uma festa acusadas de integrar um grupo miliciano do Rio de Janeiro. “Se não fosse a ação da comunicação para influenciar a visão equivocada da mídia sobre o caso, muitas pessoas ainda estariam presas injustamente”, afirmou emocionada a assessora de comunicação Débora Diniz.

Evento recebeu representantes de 15 estados, Distrito Federal e Anadep.

Workshop e Reunião final

Os assessores de comunicação puderam repensar suas estratégias de planejamento, de criação e gestão de conteúdo nas mídias digitais, no segundo dia do evento, com o workshop “Canvas de Conteúdo”, ministrado pelo jornalista, mestre em comunicação e fundador da empresa Dois Cafés, Ricardo Oliveira.

No período da tarde, as redes sociais foram o foco da oficina: “Como Conquistar o mundo virtual para transformar o mundo real”, apresentada a todos pela assessora de imprensa da DPE-RJ, Tathiana Gurgel, que discorreu e explicou quais são as estratégias e o modo de atuar utilizados em diferentes redes sociais, no dia a dia da assessoria de comunicação da DPE-RJ.

Ao final do evento, foi-se realizada a reunião da Comissão Nacional de Comunicação do Condege, na qual os participantes alinharam e propuseram diretrizes e estratégias de atuação em conjunto para o próximo ano, além de debater a realização de projetos, como o próximo seminário (2019).

Participantes do Seminário

Participaram do Seminário, os representantes da Defensorias Públicas dos Estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, MInas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima,Tocantins. Além dos Representantes da Defensoria Pública do Distrito Federal, da União e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

Veja mais fotos no Flickr do Condege: https://flic.kr/s/aHsmvCK4nw

Top