Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Norte é destaque da semana

 
A capital Manaus recebeu esta semana o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Norte. A iniciativa foi uma realização das Associações Estaduais ADPACRE, ADEPAM, ADPEP, AMDEPRO, ADPER e ADPETO e teve por objetivo discutir os desafios da profissão e abordagem de novas formas de atuação por meio de palestras e apresentações de práticas exitosas.
 
A abertura contou com a participação do defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa; presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões; presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Marcus Edson de Lima; presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli; e da presidente da ADEPAM, Kanthya Miranda. Um dos destaques da solenidade foi a exibição de um vídeo institucional que ressaltou as características marcantes da região e a importância da Defensoria Pública para o acesso à Justiça das pessoas em situações de vulnerabilidades. A Região Norte conta com 635 defensoras e defensores públicos responsáveis por mais de 2 milhões de atendimentos por ano. 
Para o presidente da ANADEP, Antonio Maffezolli, o trabalho desenvolvido na Região Norte é um exemplo. "Muitos colegas da Região Norte já tiveram suas práticas premiadas. Isso nos mostra que os desafios enfrentados aqui geram a necessidade de encarar o trabalho de forma inovadora", ressaltou.
 
Já o presidente do TJAM, Yedo Simões, afirmou que sem defensoras e defensores públicos não há Justiça. "A Defensoria Pública do Amazonas consegue cumprir com excelências seu papel, apesar do quadro reduzido que possui e das barreiras, sobretudo geográficas, que temos que enfrentar para promover a Justiça no maior estado da federação”, pontuou. 
 
A presidente da ADEPAM, Kanthya Miranda, considera que a realização do evento também é uma forma de valorizar todo trabalho desempenhado para garantir acesso à Justiça aos que precisam. "O Encontro das Defensoras e Defensores Públicos é uma grande oportunidade de fortalecermos e divulgarmos o trabalho desenvolvido pelos 635 profissionais que atuam aqui. Nossa troca de experiências é valiosa e gera ainda mais conhecimento em diversas áreas", disse.
 
Participam do evento defensoras e defensores públicos do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. 
 
Entre os temas que foram discutidos no encontro estão: “Meios alternativos de solução extrajudicial de conflitos no âmbito familiar e no papel da Defensoria Pública”; “A Defensoria Pública e o direito dos povos indígenas: por uma perspectiva decolonial”; “A atuação da Defensoria Pública como custus vunerabilis na esfera criminal”. (*Texto: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM ADEPAM e ASCOM DPE-AM).
 
>> Clique aqui e confira as fotos do evento (Créditos:Lívya Braga - Ascom ADEPAM)
 
A cobertura completa do evento pode ser conferida no sites da ADEPAM e DPE-AM (https://www.facebook.com/adepamazonas/ e http://www.defensoria.am.gov.br/).
Top