INCENTIVO À LEITURA Defensoria lança projeto Ciranda de leitura: leitor do amanhã

O projeto atenderá crianças do CRAS do Nova Cidade

 

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Defensoria Pública do Estado lança o projeto Ciranda de Leitura: “Leitor do Amanhã”, nesta quarta-feira, dia 17, às 9h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Nova Cidade. 

A iniciativa tem o intuito de criar o hábito da leitura nas crianças de 6 a 9 anos de idade, além de abrir caminhos para contação de história, por meio de rodas de leitura com o público-alvo. 

O grupo sentado e ciranda, haverá apresentação cultural pela Companhia Arteatro que contará na abertura do projeto uma lenda chamada “Gostas de Saberes”, uma adaptação feita pelo próprio grupo teatral de lendas indígenas. As crianças terão dinâmica de apresentação e de boas-vindas, histórias e músicas infantis, e para finalizar o grupo contará a história ‘Das Princesas’, do autor Rubens Alves.

A proposta do projeto é que ao final as crianças possam emprestar livros específicos para a idade de cada um deles. A iniciativa é fazer com que as crianças possam ler em casa o livro, e no dia marcado uma nova ciranda será formada para as próprias crianças contarem a história do livro emprestado.

De acordo com a defensora pública, Elceni Diogo, titular da Câmara de Conciliação, o objetivo é possibilitar às crianças o gosto pela leitura e, sobretudo, ajudá-las na oralidade. “Após o empréstimo do livro, as crianças terão que contar na ciranda de leitura o que entendeu do livro. O projeto será monitorado pelas assistentes sociais do Centro de Atendimento multidisciplinar da DPE”, explicou.

 “A Defensoria trabalha para oferecer sempre um espaço acolhedor e humanizado aos assistidos da Instituição. O trabalho socioeducativo pretendido pelo incentivo à leitura reforça mais uma vez a missão da nossa Instituição”, finalizou Elceni.  

O projeto- A proposta do projeto é ocorrer em ciclos no qual será realizado 4 encontros nos dias 17, 24 e 31 de outubro, e encerramento no dia 05 de novembro. Ao final do ciclo, cada criança participante do projeto terá lido mais de um livro.

 

ASCOM/DPE

 

Top