INSCRIÇÕES ABERTAS: Jurista virá a Roraima e fará palestra sobre as falsas memórias e a psicologia do testemunho

A inscrição é on-line e gratuita pelo site da Defensoria Pública Estadual

Para comemorar o aniversário de 18 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima e o Dia da Defensora e do Defensor Público - anualmente no dia 19 de maio -, o jurista, professor e pesquisador Gustavo Ávila estará em Roraima, pela primeira vez, para proferir a palestra ‘Falsas Memórias e prova Oral: a psicologia do testemunho enquanto estratégia defensiva”, voltada para acadêmicos, defensores públicos e demais profissionais do Direito.

O evento acontece no próximo dia 14, a partir das 19h, no auditório da DPE, na avenida Sebastião Diniz. A atividade faz parte da vasta programação preparada para comemorar o mês da defensora e do Defensor Público.

No site da Defensoria, as inscrições já estão abertas pela plataforma do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) e são gratuitas. O endereço eletrônico disponibilizado é (ceaf.rr.def.br/SCE/inscricao).

Ávila explica a importância de se entender o tema. “Falsas memórias consistem em recordações de situações que, na verdade, nunca ocorreram ou aconteceram de forma diversa de como lembrado pela vítima ou testemunha. A interpretação errada de um acontecimento também pode desencadear esse processo a outros rumos”, afirmou o professor da Universidade Estadual de Maringá.

Ele ainda explica que a influência do tempo já foi reconhecida judicialmente como prejudicial à qualidade da prova. “Parte da prova oral colhida em juízo, cinco anos depois, certamente foi prejudicada pela ação do tempo, que opera o esquecimento dos fatos e até a inclusão de falsas memórias”, finalizou.

Para o doutor em Ciências Criminais, é de suma importância que as entrevistas com as testemunhas sejam realizadas o quanto antes e com as técnicas adequadas. “As provas testemunhais são irrepetíveis, pois nossas memórias vão perdendo as especificidades com o passar do tempo e com as informações novas que vamos assimilando”, destacou.

IMIGRAÇÃO - Antes da palestra principal, o professor de Direito da Cathedral, Vilmar Antônio da Silva, que também é consultor jurídico da DPE, vai proferir a palestra de abertura ‘Imigração e vulnerabilidade socioeconômica em Roraima’.

INSCREVA-SE AQUI.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615  

Top