CÂMARA DE CONCILIAÇÃO: Aniversário é comemorado com a homologação de quase 100 acordos

Os conflitos são solucionados de forma célere e os atendimentos são pré-processual 

A Câmara de Conciliação Mediação e Arbitragem, Núcleo da Defensoria Pública do Estado, completa 15 anos de existência neste mês de fevereiro. E para celebrar com os assistidos, foram realizadas no dia 22, quase 100 audiências de conciliação ocorridas na unidade.

A defensora pública, Elceni Diogo, titular da Câmara, lembrou do surgimento do Núcleo. Segundo ela, veio como uma opção de ter acesso á justiça de forma mais célere e eficaz . “Acredito que as pessoas compreenderam que a justiça pode ser rápida e prática, além de gerar economia de tempo e também de dinheiro, pois um caso como de divórcio, por exemplo, é um custo alto para os cofres públicos, além de evitar desgastes emocionais”, frisou.

Ao longo dos anos, foram muitos os projetos já desenvolvidos, o mais recente é o “Pais(z): ainda estou aqui”, que é uma palestra que ocorre nas manhãs de quinta-feira, antes das audiências, visando a manutenção dos vínculos de parentesco, uma boa relação entre os pais, para que os filhos tenham um bom desenvolvimento, e é ministrado pela psicóloga e assistente social da instituição, Delyane Torres e Tassiana Portela, respectivamente.

A instituição atua com celeridade, mas também desenvolve um trabalho psicossocial com as partes. A psicóloga conta que é feito um acompanhamento com as famílias, para que as crianças sejam as principais beneficiadas.

A assistente social, Tassiana, afirmou que há necessidade de trabalhar não apenas até o acordo, mas principalmente o pós-acordo de conciliação. “Nós trabalhamos em equipe, e além de resolver as pendências judiciais, também nos preocupamos com o bem-estar das pessoas envolvidas”, finalizou.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

 

Top