Delegada-geral da Polícia Civil se reúne com defensores para discutir termo de cooperação técnica

A delegada-geral da Polícia Civil, Edinéia Chagas, participou de uma reunião na manhã desta terça-feira, 19, com a defensora-geral, Terezinha Muniz e o corregedor-geral, defensor Natanael Ferreira, para discutir sobre um termo de cooperação técnica entre a Polícia Civil e a Defensoria. A iniciativa tem a intenção de implantar um Posto Avançado do Instituto de Identificação em Rorainópolis.

Neste primeiro momento foram apresentadas as necessidades atuais da população em relação à prestação de serviços essenciais como a emissão de documentos na região. 
Segundo dados do IBGE, só a população do município de Rorainópolis está estimada em 28.215 habitantes. Pessoas que serão beneficiadas com a esta iniciativa, além dos demais municípios do Sul do Estado, que também poderão utilizar os serviços prestados pelo Posto Avançado do Instituto. Com isso, o governo do Estado terá a possibilidade de atender um dos serviços mais solicitados pela população da região que é a emissão da carteira de identidade, segunda via da RG e realização de exame de DNA.

Para a delegada Edinéia Chagas, isso significa extensão de um serviço essencial de cidadania prestado pela Polícia Civil a uma população necessitada. “Esta será uma grande ação de cidadania por atendermos uma demanda tão necessária para a vida de qualquer cidadão que precisa de documentos para garantir seus direitos e deveres. O governo do Estado, Polícia Civil, Defensoria e as pessoas em geral, todos nós vamos ganhar com esta parceria”, comentou Edinéia. 

A defensora-geral Terezinha Muniz, ressaltou a importância da prestação dos serviços, sobretudo nas comarcas mais distantes da capital. “A ideia do projeto é que seja coordenado pela Defensoria Pública PE sob a responsabilidade da Polícia Civil, que tem profissionais qualificados na área de identificação. O importante é garantirmos políticas de acesso a população que vivem mais distantes ”, explicou.

Fonte: Ascom/Polícia Civil

Top