Defensoria Pública é apontada como a instituição mais importante para a sociedade brasileira

A Defensoria Pública é apontada por 92,4% da população brasileira como a instituição mais importante para a sociedade. Essa foi uma das conclusões do Relatório da Pesquisa de Satisfação e Imagem do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgado nessa quarta-feira (13). Em seguida aparece como as instituições mais importantes o Ministério Público (91,6%) e a Polícia (90,4%). A pesquisa tem como objetivo identificar a percepção da imagem das instituições públicas em relação a conhecimento, confiança, importância e avaliação.
 
Além disso, o relatório com os resultados do estudo demonstra ainda que a confiança na Instituição cresceu de 2014 para cá, passando de 54,7% para 74,1%. Outro destaque do relatório é em relação à relevância das instituições na solução de problemas. A atuação da Defensoria Pública na área de proteção de crianças e jovens ficou em primeiro lugar no estudo, com 38,2%.
 
Quando questionados sobre a avaliação do trabalho das instituições, o número de brasileiros que responderam “ótimo” e “bom” para a Defensoria teve um aumento de 15,4%, totalizando neste ano 55,4%. Em primeiro lugar nesta avaliação estão as Forças Armadas (63,7%) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (57,8%).
 
Em relação a conhecimento, todas as instituições sofreram quedas na percepção da população, com exceção das Forças Armadas e da Defensoria Pública, que se tornaram mais conhecidas. Em 2017, o número chega a 68,3%.
 
Sobre a pesquisa: Foram ouvidos 5.035 brasileiros com mais de dezesseis anos em 170 municípios, incluindo todas as capitais do país, entre os dias 9 de março e 29 de maio de 2017. O trabalho foi realizado pela empresa GMR Inteligência e Pesquisa, com acompanhamento da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão Estratégica do CNMP. O resumo dos indicadores avaliados abrange: conhecimento das instituições (conhece muito, conhece ou conhece pouco), importância das instituições para a sociedade (muito importante ou importante), confiança na instituição (confio muito ou confio pouco) e avaliação das instituições (ótimo ou bom). No primeiro indicador, a Defensoria é reconhecida por 68,2% dos entrevistados. Na importância, 92,4%; Confiança 74,1% e na Avaliação 55,4%.

 


 
Conheça a íntegra da pesquisa aqui.


Fonte: ANADEP
Estado: DF

Top