2ª Reunião Ordinária da Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP e 2ª Encontro da Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil

Interessados, favor entrar em contato pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO:  AS VAGAS SÃO LIMITADAS.

 

Programação:

DIA 25/07 (QUINTA-FEIRA)

Pela manhã (Capacitação):

 09h -  Abertura oficial

Painel 1: : “O papel da mulher negra, latino americana, caribenha e migrante na construção social e política de seu tempo”.

09h10 - Momento Cultural.

09h30 - Palestra sobre “Gênero e Migrações” - com a Professora Doutora France Rodrigues - UFRR

10h30 - Coffeebreak.

10h50 - Roda de conversa:  “Regionalidades e Interseccionalidades nas afirmações dos direitos das mulheres”.

Palestrantes: Defensoras Jeane Magalhães Xaud, Denize Leite, Rita Lima, Lívia Cárceres e Grazielle Carra Ocáris; Glória Rodrigues (UNEGRO) e Telma Taurepang (UMIAB- União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira) - Situação das Mulheres Indígenas

12h30 - Almoço.

 

DIA 26/07 (SEXTA-FEIRA)

CAPACITAÇÃO:  Interseccionalidade Gênero e Raça: Construindo Coletiva e Criticamente o Acesso à Justiça e os Direitos das Mulheres

Hora: 9h – 19h

Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado de Roraima

 

Histórico

O presente curso representa a segunda edição do Curso “Ação estratégica para uma perspectiva interseccional da Defensoria Pública com foco em gênero e raça ”, realizado em 24 e 25 de junho de 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ), como resultado da parceria entre a Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Criola, Fórum Justiça e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com apoio da Comissão Especial para Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e da Associação Estadual dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ).

Com participação pró-ativa de ativistas, professoras universitárias, integrantes de organizações e movimentos sociais e defensoras públicas investidas na defesa dos direitos das mulheres em diferentes estados do país, o curso representou um marco inicial significativo na discussão da questão de gênero da defensoria pública, tanto na vertente da mulher profissional defensora, quanto na vertente do acesso à justiça das mulheres na prestação dos serviços da defensoria.

O principal resultado na reflexão propulsionada pelo curso foi a criação da ColetivA de Defensoras Públicas do Brasil. Desde a sua criação, a ColetivA tem possibilitado o apuramento do debate sobre a condição de gênero da mulher defensora e da situação dos direitos humanos das mulheres, servindo como rede com posicionamento e reflexões relevantes no cenário das profissões no Brasil.

 

Ementa

Dentre os diversos marcadores da desigualdade e opressão que existem, gênero e raça/etnia parecem adquirir especial relevância. Dados estatísticos produzidos por órgãos nacionais e internacionais revelam que os sujeitos mais vulneráveis do planeta são mulheres não brancas. Elas têm índices maiores de mortalidade infantil, são as principais vítimas de violência doméstica e familiar, e têm as piores condições de acesso à educação e à saúde, por exemplo. Ao mesmo tempo, crescentemente têm assumido o protagonismo nas lutas por seus direitos e conseguido maior visibilidade em suas demandas, como mostram os movimentos de mulheres negras e mulheres indígenas.

Esse curso têm o propósito de discutir a especial vulnerabilidade de sujeitos nas interseções entre gênero e raça/etnia, bem como o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos desses grupos. Busca-se discutir as seguintes questões, dentre outras: Como estabelecer estratégias de litígio e pressão política que atendam às necessidades desses grupos, respeitando o protagonismo do movimento social? Que tipo de agenda deve ser estabelecida para a atuação da Defensoria Pública? Quais as ferramentas de litígio estratégico e quais padrões internacionais de direitos humanos estão à disposição para a defesa dessas mulheres? Como construir casos para esferas com impacto de mudança na realidade?

 

Programação

10h-12h. Interseccionalidade de Gênero e Raça e acesso à justiça: Aportes e Conceitos

Oradoras:

Carolina Pires (PUC - RJ)

Ana Carolina Mattoso (PUC - RJ)

Fabiana Severi (FDRP - USP)

Élida Lauris (FJ)

 

 Facilitadora: Mônica Melo (DP- SP)

 

14h-16h. Discutindo estratégias de implementação de direitos humanos na perspectiva de gênero e raça

Oradoras:

Lívia Cásseres (DP-RJ) - Casos de litígio estratégico nacional (Lívia Casseres)

Thaís Detoni (Cejil) - Padrões internacionais em violência de gênero

Telma Taurepang (UMIAB- União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira) - Situação das Mulheres Indígenas

Aryadne Bittencourt (ACNUR) - Situação de refugiados nos padrões internacionais – a confirmar

 

Facilitadora - Jeane Xaud - DP-RR - Coletiva de Defensoras Públicas do Brasil

 

16h30-18h30. Vivências e experiências de acesso aos direitos a partir do olhar das mulheres negras e indígenas

 Oradoras:

Mariah Rafaela Cordeiro Gonzaga da Silva (Instituto Transformar)

Clatia Vieira (Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ)

Lia Manso (Criola)

Maria Betênia Mota de Jesus ( Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima- CIR)

 

Facilitadora - Rita Lima - DP- DF

Organização:

ColetivA de Defensoras Públicas do Brasil

Cejil

Criola

Fórum Estadual de Mulheres Negras – RJ

Fórum Justiça

Instituto Transformar

Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional da Defensoria Pública do estado de Roraima

Defensoria Pública do Estado de Roraima

 

Apoio:

Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima – Adper

Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro - ADPERJ

Race and Equality

Top