ATENDIMENTO ON-LINE: Mutirão Virtual da Defensoria começa nesta terça-feira (9)

Equipes de atendimento estão prontas e capacitadas

Tem início amanhã, terça-feira, dia 09, o primeiro “Mutirão Virtual de Família” da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), a partir das 14h. A ação, que segue até o dia 12, tem o objetivo de antecipar e zerar os agendamentos e atendimentos iniciais na área do Direito de Família.

Os mutirões da DPE-RR ocorrem anualmente para o controle do fluxo de demandas e diminuição do tempo de espera para os assistidos. Pela primeira vez, a tradição da instituição será realizada de forma totalmente virtual como forma de prevenção de contágio da Covid-19.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o isolamento social é uma das alternativas mais eficazes para o controle da proliferação do coronavírus. Com isso, a equipe de atendimento da DPE-RR passou por um treinamento especial para garantir que o mutirão no formato on-line obtenha êxito em sua execução.

Os assistidos que estavam com atendimentos marcados para depois do dia 18 de fevereiro tiveram suas demandas remarcadas e antecipadas para os dias do mutirão. “Estamos finalizando o processo de contatar os assistidos via Whatsapp para organizar o horário e o dia de atendimento no período do mutirão. Ao todo, teremos cerca de 78 atendimentos por dia e pretendemos finalizar a ação com mais de 300 pendências concluídas”, afirmou a chefe da Seção de Atendimento ao Assistido, Cinthia Ferreira.

O autônomo de 32 anos, Ramadan Nascimento, é um dos assistidos que já foram informados sobre a antecipação de seu atendimento na Defensoria e demonstra satisfação com a iniciativa. “Tenho certeza que isso vai ajudar muita gente, principalmente pelo fato de ser focado em questões de família, pois são questões delicadas e não podem esperar por muito tempo. Mesmo com a pandemia, a Defensoria está de parabéns”, relatou o assistido.

O defensor público-geral, Stélio Dener, ressalta que o mutirão é uma iniciativa pensada essencialmente na rapidez e agilidade de demandas da instituição. “Com o sucesso que tivemos com mutirões anteriores, temos certeza que iremos desafogar bastante a nossa agenda de atendimento. Mesmo com o atendimento on-line no último ano, até agora, mantemos a mesma média de demanda de assistidos”, diz Dener.

            O mutirão será realizado no horário oposto do atendimento normal da DPE-RR, ocorrendo, então, entre 14h e 18h, do dia 9 a 12 de fevereiro.

TREINAMENTO - 15 servidores da DPE-RR participaram do treinamento. O consultor jurídico e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Vilmar Silva, liderou as aulas de capacitação para os servidores. Segundo Vilmar, o treinamento foi necessário para eventuais dúvidas e dificuldades operacionais da ação. “Já temos experiência com mutirões, mas precisávamos entender de forma didática como adaptar o mutirão para o formato virtual”, explica.

ATENDIMENTO NA DPE - Quem busca os serviços da Defensoria, deve entrar em contato através do WhatsApp através dos números (95) 98104-2048 (casos cíveis e familiares) e (95) 98104-2195 (casos criminais). Após isso, o setor responsável encaminhará o caso ao defensor atuante na área específica. Aqueles que já possuem ficha cadastral na instituição podem obter as informações processuais no aplicativo e-Defensor, disponível na loja de apps do Play Store.

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