NO COMITÊ DE CRISE: Defensores públicos expõem a necessidade de medidas restritivas em Roraima

O Comitê de Crise para Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e Nacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), reunido nessa sexta-feira (22), repassou para os membros o atual quadro da saúde estadual, a estratégia de vacinação e debateram sobre ações preventivas de combate ao avanço do vírus no estado.

Entre os órgãos controladores do Comitê reunidos com o governador Antônio Denarium, estiveram presentes os defensores públicos Rogenilton Ferreira e Paula Regina Castro.

Os trabalhos foram abertos com a palavra do governador. Em seguida, o secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, apresentou o diagnóstico situacional da saúde pública do estado, além das ações preventivas realizadas, incluindo as melhorias para o HGR atender à população. O prognóstico exige monitoramento, cuidado e intervenção dos membros do Comitê de crise, mas, sobretudo, a atuação efetiva e responsável da sociedade com atitudes não farmacológicas.

Após a explanação da realidade atual do estado, a defensora Paula aproveitou para solicitar que as recomendações restritivas da DPE-RR, protocolizadas no início da semana junto ao governo e ao município de Boa Vista, fossem acatadas.  

Em seu discurso, ela citou apenas algumas das recomendações do documento: a necessidade de suspender ou adiar os testes de aptidão física do concurso para agente penitenciário, a suspensão de atividades presenciais em escolas particulares e a proibição de festas públicas e privadas durante o Carnaval 2021.

Os defensores esperam que a reunião do Comitê de Crise resulte em ações positivas e anseiam que todas as recomendações sejam consideradas na íntegra. “Saímos com uma boa impressão da reunião. Percebe-se que o governo do estado tem buscado auxílio dos municípios para que medidas restritivas sejam adotadas nesse momento. Ou seja, evitar que passemos por uma situação de sobrecarga e até recusa de atendimento no sistema de saúde estadual. Esperamos, realmente, que os gestores tanto no âmbito estadual quanto de todos os municípios fiquem em alerta para não chegarmos em uma situação parecida do Amazonas”, frisou Paula.

O secretário de saúde mencionou, em entrevista, quanto a pertinência das recomendações da DPE-RR e demais órgãos controladores. “Nós [estado] fazemos recomendações para o enfrentamento da Covid-19 de forma macro, e foi aberto [hoje] o detalhamento dessas recomendações, que são extremamente importantes, e que nós acataremos com certeza”, disse.

ASCOM DPE 

Top