1º DE JANEIRO: Dener e Oleno serão reconduzidos aos cargos em cerimônia on-line

Sessão inicia às 17h; o link de acesso será divulgado nas redes sociais

O Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública de Roraima (DPE/RR) realiza no primeiro dia do ano de 2021 a Sessão Solene que marca a recondução dos defensores Stélio Dener e Oleno Matos aos cargos de defensor público-geral e subdefensor público-geral, respectivamente, para o biênio 2021/2022. A cerimônia terá início às 17h e, pela primeira vez, será por meio de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A escolha para os cargos aconteceu no dia 23 de outubro, por meio de votação virtual por membros da Defensoria. Foram contabilizados 42 votos, maioria absoluta de votantes.

O defensor público-geral tem o papel de conduzir a DPE, administrar e coordenar suas atividades, orientando sua atuação,  representando-a judicial e extrajudicialmente. O defensor também atua na presidência do Conselho Superior da Instituição, que também é composto pelo subdefensor público-geral, pelo corregedor-geral e por demais representantes de categorias elevadas da instituição. Este Conselho desempenha as atividades consultivas, normativas e decisórias previstas na lei estadual.

Aos interessados em acompanhar a cerimônia de recondução, a solenidade será transmitida ao vivo nas redes sociais. Para ter acesso, basta pesquisar por @defensoriarr no Instagram ou Facebook, lá também estará disponível, horas antes do evento, o link para acompanhar pelo Google Meet.

 

PERFIS: Stélio Dener, roraimense, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui especialização em Processo Civil pela Faculdade Atual da Amazônia e em Ciências Criminais pela LFG (Colocar o nome da sigla). Ingressou na Defensoria Pública do Estado de Roraima em 31 de julho de 2004 e integra a classe dos Defensores Públicos da 2ª Categoria e é titular junto à 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri.

Assume o cargo máximo da Defensoria pela 4ª vez. Dener esteve à frente do cargo nos anos de 2011/2013, sendo reconduzido ao cargo em 2013/2015. Escolhido novamente pelos para ocupar em 2019/2021 e seguirá o mandato até 2023. Durante a sua história de homem público, Dener assumiu vários cargos públicos, além de defensor, destaque para os dois mandatos de juiz eleitoral no Tribunal Regional de Roraima, de 2008/20210 e 2011/2013 e vice-presidente da OAB-RR, de 2006/2009 e 2009/2013.  

 

Oleno Matos é natural de Teresina, Piauí, há quase 40 anos vive em Roraima, onde cresceu, estudou, cursou universidade e constituiu família. Sua trajetória Defensoria Estadual Pública de Roraima (DPE/RR) se confunde com a criação da instituição no estado, em 2000. Foi eleito para 2 mandatos como defensor público-peral e a 6 mandatos como subdefensor público-geral, participando ativamente no cenário nacional da luta pelo fortalecimento da assistência jurídica, integral e gratuita em favor dos mais necessitados. Além de defensor público de carreira, Oleno esteve em vários outros cargos públicos. Em 2014, licenciado da Defensoria, esteve como Deputado Estadual, sendo o mais votado da capital. Como parlamentar, atuou como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) e em quatro comissões permanentes. Em fevereiro de 2016, ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Roraima, onde permaneceu até dezembro de 2017. Em seguida, retomou suas atividades parlamentares na ALE/RR e, por fim, voltou à Defensoria sendo o mais votado para ser o subdefensor público-geral (2019/2021).

 

 

ASCOM DPE

Top