VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Agentes de proteção dos 15 municípios passam por atualização

Defensoria integra a programação da 1ª Formação Regional da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência de Roraima

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Especializada de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, integra a programação da 1ª Formação Regional de Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência de Roraima, promovida pelo Governo do Estado. A iniciativa tem como objetivo capacitar e orientar profissionais da Rede de Atenção à violência contra a mulher dos 15 municípios. A estimativa é capacitar 300 agentes de proteção.

São 12 instituições envolvidas nesse projeto formativo, e a próxima formação da Rede de Atenção acontece nesta sexta-feira (4), no Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma Oliveira Cruz, em Mucajaí. A abordagem será para integrantes da sede de Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Iracema.

De acordo com a programação, haverá atividade no dia 11 de dezembro na cidade de Pacaraima com a participação de agentes de Uiramutã, Amajari e Normandia. No dia 14 de dezembro, as atividades finalizam na Universidade Estadual de Roraima (UERR) para a Rede de Atenção de Boa Vista, Cantá e Bonfim.

Após voltar da primeira capacitação ocorrida no sul do estado, a chefe titular da DPE-RR Especializada de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, Terezinha Muniz, ressaltou a relevância da iniciativa de capacitação regional por atingir todos os municípios do interior do estado.

“Envolver os agentes dos 15 municípios é de suma importância para garantir que o mesmo atendimento humanizado prestado a uma mulher vítima que procura a Rede de proteção em Boa Vista, também seja garantida a uma mulher, por exemplo, do Caroebe que procura a Rede de Proteção daquele município”, salientou a defensora.  

A participação da DPE-RR gira em torno da conscientização e disseminação da importância da Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher e quais os serviços devem ser ofertados pela Defensoria Pública à sociedade. “O nosso trabalho nesses encontros é atuar com ação de educação em direitos, que já é uma das atribuições da Defensoria e trabalhar de forma articulada com os integrantes da rede de proteção”, complementou Terezinha.

É estimado que 300 profissionais participem e levem uma nova perspectiva sobre o tema para as unidades que atuam, Débora Nóbrega, assistente social atuante da Especializada da Mulher, pontuou a pertinência da capacitação e formação da rede. “É um desafio fortalecer essa rede devido várias percalços, mas a Defensoria Pública é um dos braços que sustenta a Rede no combate a essa violência de gênero que aponta dados tão alarmantes no nosso estado, segundo os dados de pesquisas divulgadas no último ano”, lembrou

PARTICIPAÇÃO CONJUNTA: A formação conta, além da parceria da Defensoria Pública, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Agência da ONU para Refugiados - ACNUR e Fundo de População das Nações Unidas, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Secretaria de Educação e Desportos, Universidade Estadual de Roraima, Organização Internacional para as Migrações, Prefeituras dos municipais, CRAS e CREAS.

 

 

ASCOM DPE/ 3623-1615 - www.defensoria.rr.def.br

Top