Defensoria e Operação Acolhida fornecem medicamentos a pacientes do HGR

Após notícias de desabastecimento de fármacos e insumos no Hospital Geral de Roraima (HGR), a Defensoria Pública Estadual viabilizou, junto à Operação Acolhida (Hospital de Campanha),  alguns medicamentos e insumos que, segundo os médicos, estão em falta no HGR.

Os medicamentos são destinados aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), grande trauma e Pronto Socorro Estadual Dr. Francisco Elesbão. 

Ainda sobre o desabastecimento, a Defensoria Pública instaurou procedimento apuratório e requisitou informações do secretário de Saúde do estado, Marcelo Lopes, sobre quais providências serão  adotadas para regularizar a realização de exames e o fornecimento contínuo e ininterrupto dos fármacos, materiais e insumos necessários para o tratamento de pacientes com SARS CoV-19, internados em leitos de UTI do HGR.

A ação de salvar vidas mobilizou o Exército e a articulação do defensor público-geral, Stélio Dener, apoiado pelos integrantes da DPE Especializada da Saúde e do Grupo de Atuação Especial.

Dener mencionou que a Defensoria Pública desde o início da pandemia vem atuando junto aos atores do sistema de saúde para viabilizar soluções extrajudiciais dos conflitos. Assim, nestes meses de pandemia tem firmado importantes parcerias como essa com Operação Acolhida. “Temos conseguido viabilizar a cooperação institucional, com o envio de medicamentos, água mineral, entre outras ajudas para atender os pacientes internados”, frisou.

Na oportunidade, o defensor-geral enalteceu o trabalho coletivo e a rapidez no pedido atendido pelos gestores da Área de Proteção e Cuidados. “Quero agradecer o apoio incondicional do general Barros e da Dra. Mariângela que não mediram esforços para atender o nosso pedido”, mencionou.

 

 

Top