PREVENÇÃO: Defensoria orienta sobre cuidados na retomada do trabalho presencial

“Precisamos continuar respeitando o distanciamento social”, diz defensora pública

A DPE (Defensoria Pública do Estado) iniciou hoje, 17 de agosto, a segunda semana de atividades presenciais com apenas 25% dos servidores ocupando o prédio da instituição. A medida foi estabelecida com o plano de retomada gradual, composto por três fases, de acordo com a Portaria Conjunta nº 03/2020.

Com a reabertura do comércio, ocorrida no final do mês de julho, demais repartições também estão no processo de retorno do trabalho presencial. A Defensoria Pública adotou diversas normas rígidas de proteção e conscientização para os funcionários, visando ao controle da circulação do coronavírus. “As atividades precisam voltar com responsabilidade e com todas as precauções”, diz a defensora pública Teresinha Lopes, atuante na Vara da Fazenda Pública. 

A DPE, como instituição fundamental para assistência social, buscou formas de se reinventar para dar continuidade aos serviços prestados para os assistidos. Normalmente, as demandas de saúde são mais urgentes e não podem ser prejudicadas devido à vulnerabilidade do assistido.

A DESP (Defensoria Especializada da Saúde Pública) também passou a realizar seus atendimentos de forma remota, empregando outros instrumentos on-line para o desempenho de suas atividades, com interação diária entre a equipe, assim como a utilização de mídias audiovisuais para instrução processual, mantendo, desse modo, maior segurança para o paciente.

A defensora pública e titular da DESP, Inajá Maduro, alerta sobre a importância de manter os cuidados básicos de higiene e prevenção com a retomada da rotina presencial de servidores nos órgãos públicos. “Precisamos ficar atentos e continuar respeitando o distanciamento social, assim como atender às demais determinações das autoridades de saúde, como a utilização de máscaras, pois nosso Estado ainda está com um elevado índice de contágio e alta taxa de mortalidade. E os casos só reduzirão com a contribuição da população, que precisa fazer sua parte”, afirma Inajá.

CUIDADOS: com papel relevante dentro da instituição, a Defensoria Especializada da Saúde Pública ressalta a importância do cumprimento das regras traçadas pelas autoridades de saúde no período de flexibilização do isolamento social:

- Utilizar máscara da forma correta;

- Higienizar as mãos com álcool gel (70%);

- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

- No ambiente de trabalho, manter ventilação adequada, deixando portas e janelas abertas sempre que possível;

- Aumentar a frequência de higienização de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, telefones, bebedouros, máquinas de cartões de crédito, teclados, dentre outros;

- Revisar o posicionamento das mesas de trabalho para atender às necessidades sociais de distanciamento;

- Evitar tocar olhos, nariz e boca e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aglomerações;

- Utilizar, preferencialmente, para pagamentos, cartões ou celular, evitando a manipulação de notas/moedas;

- Se apresentar sintomas da doença, busque atendimento médico e siga as orientações dadas pelo profissional de saúde.

 

 

Ascom DPE (095) 3623-1615

Top