EM 5 MESES: Mais de 12 mil usuários buscaram o atendimento on-line da Defensoria

Serviço de atendimento remoto tende a se estender após o período de pandemia

A pandemia do novo coronavírus exigiu a adaptação de inúmeras atividades do cotidiano e, na Defensoria Pública do Estado (DPE), não foi diferente. A necessidade do isolamento social trouxe um novo modelo de atendimento aos usuários, o DPE Zap. Nos 5 meses de sistema ativo, entre março - início do trabalho on-line - e julho, já são contabilizados 12.435 casos atendidos.

Os beneficiários solicitam o serviço de forma on-line via aplicativo de mensagem instantânea, o que torna o atendimento mais prático e cômodo. Desse total, revisional de alimentos e guarda de menores são as demandas mais procuradas.

Apesar dos desafios de conectividade em Roraima, a avaliação dos usuários tem sido positiva, com 88% de aprovação, pois a modalidade trouxe benefícios em muitos âmbitos. Além da comodidade de não precisar de transporte até o local, as barreiras geográficas também foram rompidas, como revela a defensora pública titular da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Elceni Diogo. “Nós já fizemos atendimento, inclusive, com pessoas que estão em outros estados, uma parte está aqui, em Roraima, e a outra em outros estados; ou uma parte em Boa Vista, outra no interior do estado”, contou a defensora.

Desde o início do isolamento social e da implementação do serviço, o atendimento remoto tem sido amplamente aprovado pelos usuários, como é o caso de Antônio Silva, primeiro atendido pelo DPE Zap. “No atendimento que eu tive, fui informado muito corretamente e entendi tudo direitinho, foi muito gratificante porque eu acredito que é mais prático, as informações são precisas para quem é atendido e é muito rápido. Também não é estressante porque não precisa acordar cedo pra ir na Defensoria ficar na espera e perdendo tempo”, disse Antônio.

Segundo o corregedor-geral e coordenador do serviço, Natanael Ferreira, o DPE Zap é uma medida que promete se estabelecer mesmo com o fim da pandemia. “Não tem mais como retornamos unicamente ao modelo presencial. A gente percebeu, pela eficiência e comodidade, que o usuário tem aprovado esse modelo de atendimento, que a Defensoria deve tornar uma prática”, afirmou.

 

COMO SER ATENDIDO PELO DPE ZAP: Para solicitar os serviços, os interessados devem entrar em contato pelo número (95) 98104-2048, para atendimento cível, e (95) 98104-2195, para atendimento criminal. Vale lembrar que apesar do retorno gradual das atividades presenciais nas sedes da DPE, o atendimento ao público continua de forma remota por meio do DPE Zap! Acompanhe nossas redes sociais no instagram @defensoriarr e pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para continuar atualizado sobre as atividades realizadas pela Defensoria Pública.

 

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