BIÊNIO 2020/2022: Defensor Francisco Francelino é o novo corregedor-geral da DPE-RR

A DPE (Defensoria Pública do Estado) tem novo corregedor-geral. Trata-se do defensor público Francisco Francelino, que depois de um hiato volta a ocupar o cargo. A decisão final do defensor público-geral, Stélio Dener, reforçou o desejo dos membros do Conselho Superior da Administração Superior, uma vez que ele foi o mais votado da lista tríplice.

O novo corregedor-geral irá exercer suas funções no biênio 2020/2022, a partir do dia 25 de agosto. Além do nomeado, a lista tríplice, eleita em sessão ordinária, trazia os nomes dos defensores públicos Julian Silva Barroso e Ronnie Gabriel Garcia.

A Corregedoria-Geral atua como órgão de extrema importância na Administração Superior com o papel de fiscalização e orientação das atividades funcionais, visando a uma boa conduta dos membros e colaboradores da Defensoria Pública.

A fiscalização tem como base a regularidade do serviço, a pontualidade e a competência dos Membros e servidores da instituição no exercício de suas funções. É desempenhada por meio de inspeções, correições ordinárias e correições extraordinárias, nas quais são examinadas as condições do serviço prestado.

O atual ocupante do cargo, Natanael de Lima Ferreira, finaliza suas atividades na corregedoria no dia 24 de agosto, com considerações positivas quanto ao seu substituto. “O Dr. Francisco Francelino já esteve na posição e deve assumir com muita experiência e uma visão renovada para aprimorar nossas ferramentas de controle”, afirmou.

Lima mencionou que a Corregedoria, ao longo dos anos, obteve alcances significativos com a digitalização dos procedimentos, além de implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a efetivação de eleições virtuais. “A Corregedoria-Geral tem a missão de se apoiar cada vez mais em dados objetivos e em tempo real, para avaliar o desempenho institucional, e jamais deve trabalhar com subjetividade”, pontuou Lima.

Conforme a lei, o novo corregedor-geral, Francisco Francelino, no âmbito de suas atribuições legais e regulamentares, irá designar o seu corregedor adjunto.

Top