IMPRENSA: Live sobre violência contra jornalistas tem participação do defensor Oleno Matos

No Dia Nacional da Imprensa, celebrado no 1º dia de junho, em conjunto com outros profissionais da área de jornalismo, o subdefensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, participou da live iniciada às 15h50 sobre “Violência contra Jornalistas: as fake news e o ataque ao papel social do jornalismo”, realizada pelo Programa de Extensão Universitária “Rede Terecom” e Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Também participaram da live, a jornalista e presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga, a jornalista e presidente do Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima), Adriana Cruz, a professora da UFSM, Ada Cristina Machado, a Advogada e jornalista, Florany Mota, e o facilitador, professor da UFRR, Edileuson Almeida.  

A live discutiu a importância da valorização do jornalismo, a violência que esses profissionais enfrentam e como, em tempos de pandemia, o jornalismo é o principal meio para as pessoas se manterem informadas sobre os acontecimentos mundiais. Além disso, as notícias falsas, apelidadas de “Fake News”, e a maneira como os jornalistas estão sendo desacreditados pelo próprio governo, sofrendo ataques físicos e virtuais ao expor a realidade para a população, também foram assuntos abordados.

De acordo com Matos, desde a época da eleição do Brexit, no Reino Unido, começou a se falar sobre Fake News, e foi se propagando para outros cenários, causando preocupação. O defensor lembrou a eleição no Brasil e todo o processo eleitoral, principalmente a propagação de fake news por meio da ferramenta de mensagens WhatsApp.

“Quando a gente avalia a situação dos nossos queridos colegas jornalistas, a situação é lamentável; fazer jornalismo buscando levar a informação para o cidadão, tem sido muito difícil. A gente acompanha diariamente, não só agressões físicas, mas também o combate à informação de qualidade, com notícias falsas, tendo esses profissionais que lidar com um verdadeiro exército de pessoas e robôs atuando nas redes sociais em detrimento do profissional de alto gabarito, isso nos leva a ficar preocupados”, acrescentou Matos.  

O subdefensor também citou o Projeto de Lei nº 2630/2020, pautado para esta terça-feira, 02, no Senado Federal, sobre a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet. Segundo ele, durante esse cenário de pandemia, talvez não seja encontrado um modelo ideal, mas é um início de ‘sim’, preservar o direito de informar, a liberdade de imprensa, e o direito à liberdade de expressão, considerando que essa liberdade de expressão não ultrapasse outras garantias constitucionais.

Top