Defensorias Públicas de todo o País contribuem para o desenvolvimento do Solar

I Workshop do Solar foi aberto nesta quinta-feira, 29, em Palmas, com a participação de representantes de Defensorias Públicas de 14 estados brasileiros

O sucesso do sistema Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar), reconhecido em Defensorias Públicas de todo o País, motivou a realização do I Workshop do Solar, aberto nesta quinta-feira, 29, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na Capital. A proposta do workshop é otimizar o desenvolvimento do Solar, criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE –TO e cedido, gratuitamente, para dezenas de Defensorias Públicas no País, como para a Defensoria de Roraima.

O encontro conta com membros e equipes de Tecnologia da Informação (TI) de Defensorias Públicas do Tocantins e mais 13 estados brasileiros. A programação foi aberta com cases de sucesso com informações, dentre outras, sobre benefícios do desenvolvimento colaborativo. Em seguida, os participantes debateram propostas que tratam da padronização de demandas, prazos para submissão dessas pendências e definição de fluxos.

O defensor público-geral do Tocantins, Fábio Monteiro, declarou que é uma honra para a instituição receber representantes das demais Defensorias Públicas do País para debater a evolução do Solar. “Dar essa contribuição para as Defensorias de todos os estados, que integram essa cooperação do sistema Solar, é uma alegria para nós e uma experiência de trabalho enorme. O sistema tem facilitado a agilidade e qualidade do atendimento ao assistido e tem intensificado para que possamos estabelecer estratégias importantes para o futuro”, destacou.

De acordo com o diretor de TI da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, muitas questões chegam para o aperfeiçoamento do sistema e o intuito do workshop é agregar todas as demandas, de gestores e equipe de TI, para o desenvolvimento do sistema. “Vamos cumprir uma nova etapa do Solar, que é de colaboração e desenvolvimento em conjunto. A ideia é evoluir para se chegar a um consenso e fazer com que a instituição cresça e ganhe ainda mais força”, disse.

Adesão: Participam do I Workshop do Solar representantes das Defensorias Públicas do Tocantins, Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

As Instituições nos outros estados aderiram ao Solar por meio de Termo de Cooperação, após conhecer o sistema por meio de uma das reuniões do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege).

O I Workshop do Solar segue até hoje, 30, na sede da DPE-TO, em Palmas.

Sobre o Workshop, saiba mais clicando em: http://www.defensoria.to.def.br/noticia/36976.

 

FONTE: DPE/TO

Top