Defensoria passa a ofertar serviços em sede própria no Bonfim

Foi investido  R$ 1 milhão para construção do prédio

 

O prédio, com 1.600 m² de área construída, da Defensoria Pública de Bonfim foi entregue à população na manhã desta quarta-feira, 19.  Os serviços ofertados atenderá também aos assistidos do município de Normandia. Serão ofertados serviços na área de direito civil e criminal, bem como orientações em geral.

O morador de Bonfim e conselheiro tutelar, Sidmar Mesquita, prestigiou a inauguração da Sede e comentou da facilidade do trabalho dos profissionais da DPE e a comodidade das pessoas. “Esse prédio vai trazer mais conforto para quem busca os atendimentos da Defensoria sem precisar se deslocar até Boa Vista ou dividir espaço com outros que buscam atendimento em outra área como era o caso lá noTribunal de Justiça”, ressaltou.  

A unidade da DPE funcionava em dois espaços cedidos pelo Tribunal de Justiça dentro do Fórum da Comarca, mas os ambientes não promoviam condições favoráveis às pessoas que procuravam por assistência jurídica gratuita, em razão do pequeno espaço.

Após emenda parlamentar de R$1milhão do deputado estadual Evangelista Siqueira e a doação do terreno através da prefeitura do município, a sede da DPE em Bonfim começou a ser erguida. ”Temos que facilitar o acesso da população aos serviços públicos e levar um ambiente saudável para os profissionais que atuam na área”, disse o autor da emenda.    

Representando o interventor federal e governador eleito Antonio Denarium, a secretária do Bem-estar Social, Simone Soares, ressaltou a importância da aproximação da DPE com a população. “O município e a população só tem a ganhar com os serviços jurídicos da DPE, pois sabemos das dificuldades que as pessoas enfrentam para se deslocar até a capital na busca por assistência jurídica”, comentou.

“Descentralizar o atendimento e está mais próximo da população é o principal foco da Defensoria. A luta atual é de melhores acomodações para os usuários da DPE”, discursou a defensora pública-geral, Terezinha Muniz.

Terezinha citou que o crescimento populacional de Bonfim aumenta a cada ano. “Só no ano de 2018, foram feitos quase 7 mil atendimentos aos usuários neste município [Bonfim], justificando a necessidade de se ter uma sede própria na região. Por isso nos empenhamos, lutamos e conseguimos concretizar esse objetivo”, comemorou.

A solenidade contou também com a presença  do prefeito do município, Joner Chagas, o promotor em exercício do Bonfim, Mansato Tojima, vice-cônsul brasileira da Guiana Inglesa, Lisa Reis, titular da DPE no Bonfim, Januário Miranda Lacerda. Além dos defensores públicos Rosinha Cardoso, Natanael Ferreira, Maria das Graças Soares e Francisco Francelio.

ESTRUTURA FÍSICA- A extensão total do imóvel é de 1.600 m², sendo de área construída (263,15) e estacionamento (433,57). O prédio segue todas as normas de acessibilidade, e terá recepção, gabinetes, lavanderia, arquivo, almoxarifado, copa. O espaço físico garante um miniauditório para ações de educação em direitos, bem como de um gerador de energia.

A Defensoria entrega para a população um prédio novo e já em posse da documentação do terreno doado pela Prefeitura Municipal de Bonfim. O terreno doado está  localizado anexo da Comarca.

 

Veja as fotos aqui

Top