OUTUBRO ROSA Assistidos recebem palestra sobre prevenção contra o câncer

 

 O objetivo é levar informação sobre o diagnóstico precoce

Para sensibilizar e alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama em homens e mulheres, a Defensoria Pública do Estado (DPE) durante este mês levará palestras sobre a temática em alusão ao movimento “Outubro Rosa”. A ação conta com a parceria da Liga Roraimense de Combate ao Câncer.

A palestra ‘’prevenção ao câncer de mama’ iniciou nesta manhã, quarta-feira (10), no prédio criminal da Defensoria Pública, no hall de atendimento.

Durante a palestra realizada pela voluntária da Liga, Ana Beatriz Rangel, foi apresentado aos assistidos informações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto.

A voluntária destacou a relevância da prevenção. “O câncer de mama atualmente é um dos mais incidentes no país, atingindo as mulheres. Entretanto, quando diagnosticado de forma precoce o índice de cura se aproxima a 90% dos casos”, salientou Ana Beatriz.

O câncer de mama atinge não apenas as mulheres é o que explica a voluntária. “Precisamos ter a consciência da importância do exame. E tanto homens como mulheres após os 40 anos, pelo menos uma vez por ano realizá-lo”, explicou.

Além disso, ela respondeu perguntas dos assistidos. “A importância da educação em saúde é alertar sobre os altos números de casos e estimular as pessoas para que procurem realizar exames”, concluiu Ana.

Quanto ao exame de mamografia é necessário um encaminhamento médico emitido pelo profissional em qualquer Unidade Básica de Saúde, designando para a Unidade de Referência que realiza o procedimento.

 

ASCOM-RR

 

Top
×