Goiás sedia Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas

 

 Nesta terça e quarta-feira (2 e 3/10), Goiás sedia a XXXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG). O evento iniciado na manhã de hoje (2/10) está sendo realizado na nova sede da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).

O encontro está sendo presidido pelo presidente em exercício do CNCG e corregedor-geral da DPE-GO, defensor público Luiz Henrique Silva Almeida. Ele deu as boas-vindas aos corregedores-gerais e expôs a importância das discussões previstas para o evento. Além de 22 defensores públicos que atuam na Corregedoria em suas respectivas unidades da federação, participaram da solenidade de abertura o defensor público-geral do Estado de Goiás em exercício, Domilson Rabelo da Silva Júnior; o segundo subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Saulo Carvalho David; e o presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos do Estado de Goiás, Gustavo Alves de Jesus.

Domilson Rabelo destacou a relevância da presença significativa dos corregedores-gerais nesta reunião. Ele parabenizou o corregedor-geral da DPE-GO, Luiz Henrique Silva Almeida, pela organização do evento e por sua contínua atuação com grande capacidade de diálogo. O presidente da AGDP pontuou a necessidade do fortalecimento da Defensoria Pública, uma vez que a instituição é a última porta para a população vulnerável.

Durante a manhã foi apresentado o projeto de expansão da DPE-GO. O segundo subdefensor Saulo Carvalho expôs que o plano foi elaborado com base no adensamento populacional e vulnerabilidade social, em índice denominado Índice de Prioridade Institucional. A intenção é que sejam utilizados critérios objetivos para que essa instalação atenda critérios objetivos e aqueles previstos no artigo 28 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Os corregedores puderam tirar dúvidas sobre esse projeto e o atendimento aos assistidos nos locais onde a DPE ainda não está instalada de forma permanente, como por exemplo o programa Defensoria Itinerante.

Ainda neste primeiro dia a corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, apresentará a prática exitosa de seu Estado por meio da Campanha de Cortesia ao Usuário. No período da tarde ocorrerão reuniões temáticas. O evento segue até amanhã (3/10), às 12 horas. A reunião é restrita aos membros do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União.

Acesse as fotos aqui.

Dicom/DPE-GO

Top