DEFENSORIA NAS ESCOLAS: Projeto Descomplica inicia na escola Estadual Buritis

A oficina ocorrerá por três dias consecutivos com início nesta terça-feira, 17

Os alunos da escola Estadual Buritis recebem a partir desta terça-feira, 18, o Projeto Descomplica desenvolvido pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Estado (DPE). A oficina, que seguirá até a próxima quinta-feira, dia 20, inicia às 8h30, encerrando ao meio-dia.  

 O projeto da DPE estimula a mediação de conflitos na escola, apresentado métodos e técnicas restaurativas a fim de resolução de conflitos, pautados no estímulo da cultura de paz.  O trabalho possui três eixos norteador: mediação, conciliação e arbitragem.

De acordo com a defensora pública, Elceni Diogo, o projeto será desenvolvido com os alunos do 8° ano do ensino fundamental, que exerçam atitudes de liderança e na rotina escolar, estes serão previamente escolhidos pelos professores.

O CAM é composto pela defensora pública Elceni Diogo e pelos psicólogos da DPE Dellyane Torres e Ed’ Luiz Chaves, além das assistentes sociais Tassiana Portela e Adilma Melo.

A defensora explica a importância da aplicação do projeto. “Queremos levar a cultura de paz para o ambiente escolar, por meio de técnicas de aprendizado e vivências. Ao final da oficina os alunos receberão um certificado de participação do projeto”, explicou.

Ela ainda explica como a oficina será aplicada. “A oficina se propõe apresentar os conceitos gerais de conflitos, mediação e conciliação, para isso haverá métodos variados de aplicação e abordagem, por meio de roda de conversa, exposição, dinâmicas, produção textual e/ou de imagens, entre outras”, disse Elceni.

Dentre os objetivos do projeto estão: Identificar possíveis conflitos presentes na rotina e cultura escolar, passíveis de intervenção com métodos de resolução de conflitos não adversárias, apresentar as técnicas de mediação, conciliação e arbitragem como métodos de resolução de conflito, estimular a qualidade das comunicações e promover atitudes de compreensão, tolerância e respeito no ambiente escolar.

Veja as fotos do evento.

ASCOM DPE

Top
×