DIÁLOGO NA SALA DE ESPERA Assistidos recebem palestra sobre Cadastro Único na Defensoria

Após a palestra os assistidos ainda tiraram dúvidas com a assistente social da Defensoria

Os assistidos da Defensoria Pública do Estado (DPE) recebem todas as semanas palestras sobre educação em direitos, enquanto aguardam atendimento. O assunto abordado ontem (13) foi sobre Cadastro Único e como pode ter acesso aos benefícios.

As palestras fazem parte do projeto Diálogo na Sala de Espera desenvolvido pela DPE, e tem como objetivo levar informação sobre direitos e como recorrer a eles.

A assistente social da Defensoria, Adilma de Melo, falou sobre a importância das famílias com até dois salários mínimos terem o Cadastro Único e com ele serem beneficiadas com programas do Governo Federal.

“Ele é a porta de entrada para se obter benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, conseguir isenção em concursos públicos, na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre outros”, afirmou.

A assistente explica o que é necessário para realizar o cadastro. “Para se inscrever as pessoas devem ir até o CRAS mais próximo de sua residência e dar informações sobre os membros da família para o entrevistador, após ter em mãos o cadastro será possível participar dos programas federais”, destacou Adilma.

A assistida Elaine Alves, que assistiu a palestra disse que muitas pessoas ainda desconhecem sobre muitos benefícios e serviços que estão à disposição como é o caso da Tarifa Social de Energia. “Gostei, são muitas informações, e através dessa palestra quem recebe até meio salário mínimo por pessoa agora sabe que pode ganhar um desconto na conta de energia”, finalizou.

A próxima palestra falará sobre Direitos do Consumidor ocorrerá na quarta-feira (15), no hall de atendimento da sede criminal da Defensoria, localizada na rua General Penha Brasil, 730- São Francisco.

 

 

ASCOM-RR

Top