FAMÍLIA: Servidores da Defensoria se tornam mediadores de conflitos

Os servidores que irão atuar nos Centros de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI) e no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth pela Defensoria Pública do Estado (DPE), receberam a certificação de mediador e de conciliador para resolução de conflitos familiares. As técnicas aplicadas foram ensinadas por integrantes do Centro de Atendimento Multidisciplinar da DPE, na quinta-feira, 14.

A oficina de ‘mediação e conciliação’, ministrada pela defensora pública, Elceni Diogo, titular da Câmara de Conciliação, e pelos psicólogos da DPE Ed Luiz Chaves, Dellyane Torres e as assistentes sociais Tassiana Portela e Adilma Cristina de Melo, teve o objetivo de promover novos mediadores e conciliadores.

“Esse treinamento é baseado na referência de modelo da Câmara de Conciliação, levando de forma vivenciada por meio de conceitos e por experiências de ser um mediador, e assim prepará-los para as atuações futuras”, disse a defensora.

Para Elceni, a conciliação resulta em muita economia para o Estado e para os assistidos. "Porque os processos judiciais são caros para o Estado custear, mas, por outro lado, com a conciliação o custo é bastante reduzido. Além de economizar recursos e o tempo dos assistidos, o desgaste emocional é bem menor pela possibilidade dada às partes de resolverem suas demandas de forma consensual, o que, certamente, prevenirá novos conflitos e concederá autonomia para as partes”, frisou.

Conforme o psicólogo Ed Luiz Chaves, a oficina compreendeu as seguintes partes. “Tivemos uma conceituação sobre a conciliação, mediação, lite processual, lite sociológica, depois fizemos uma apresentação de uma peça para ficar mais esclarecido o que abordamos. Em um segundo momento, apresentamos as ferramentas comportamentais de manejar a mediação de forma a favorecer acordos”, finalizou.

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