SOLAR: Sistema que agiliza atendimento do assistido será  implantado na DPE

Membros e servidores da DPE passam por treinamento; implantação ocorrerá em abril

Membros e servidores da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) recebem treinamento para a implantação de um novo sistema eletrônico. A ferramenta chamada SOLAR (Solução Avançada em Atendimento de Referência) possibilita maior agilidade no atendimento e tramitação de processos dos assistidos. A tecnologia se deu após um convênio firmado com a Defensoria Pública de Tocantins. O treinamento ocorre no auditório da DPE até amanhã, sexta-feira, 23.

O software Solar foi desenvolvido pela Defensoria de Tocantins, e visa otimizar os serviços e garantir mais rapidez no processo de atendimento. O curso será ministrado pelos servidores que desenvolveram o sistema Fábio Caritas Barrionuevo e Lucas Magno Oliveira Abreu.

De acordo com o corregedor-geral, Natanael Ferreira, a plataforma possui confiabilidade nos dados recebidos, bem como melhor uniformização de todos os procedimentos Institucionais relacionados ao atendimento do assistido. “O SOLAR vai gerenciar todo o gabinete do defensor e acompanhar toda questão processual, em tempo real", explicou.

Ainda conforme Ferreira, o Solar terá uma relação com o Projudi [Processo Eletrônico do Judiciário de Roraima] no qual estará retroalimentando o Solar com os andamentos dos processos, protocolo de ações e a sua principal função que é o gerenciamento das atividades do defensor”, detalhou. 

Os servidores vão ter acesso direto a agenda dos defensores e assim poderão gerenciar o primeiro atendimento, retorno e audiência do defensor. “Mesmo que um defensor tire férias ou se ausente, quando retornar ainda terá a ficha da pessoa e isso impedirá que tenhamos demandas repetidas, no caso de pessoas que foram atendidas no interior e depois buscam a sede para resolver uma mesma questão”, frisou o corregedor.

Segundo Natanael, a modernização da tecnologia da DPE é importante porque ainda no atendimento será possível verificar sobre o agendamento, petições, audiências e substituições de defensor.  Além de possibilitar aos defensores trabalhar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

“Após todos passarem pelo treinamento iremos implantar o sistema em abril. Com isso reduzirá o tempo de espera das pessoas que buscam assistência jurídica”, concluiu Ferreira.

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