NOVEMBRO AZUL Assistidos da DPE recebem palestra de prevenção ao câncer de próstata

A médica palestrante tirou dúvidas sobre a o exame preventivo e a doença

Novembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, na manhã desta quinta-feira (23), os assistidos da Defensoria Pública do Estadoreceberam uma palestra da vice-presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Jandira Negreiros, que alertou e esclareceu dúvidas sobre a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que por ano sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos da doença no país. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A defensora pública-geral, Terezinha Muniz, diz que falar sobre o assunto é o primeiro passo para a prevenção. “Apresentar o tema para os nossos assistidos é um dos passos para que se dissemine o alerta e a forma de se prevenir. Assim, além do atendimento jurídico também estão recebendo educação em saúde”, relatou.

Para Jandira prevenir é uma forma de busca por qualidade de vida. “Os homem devem se prevenir, pois caso a doença seja diagnosticadaainda em fase inicial, possibilita que o tratamento tenha êxito em nove entre 10 casos”, esclareceu.

Ela ainda relacionou a incidência de câncer a pessoas fumantes. “Os cigarros contém muitas substâncias cancerígenas, isso é um fator crucial. Além de deixar o cigarro como forma de prevenção também é indicado fazer atividade física, não consumir bebidas alcoólicas, comer alimentos saudáveis e nos homens de mais de 40 anos, realizar o exame”, explicou.

O assistido Eduardo Calheiros, falou da relevância de debater este assunto. “É importante, porque muitas vezes o homem não procura conhecimento. Então se em determinados lugares tiver alguém para apresentar essas informações fica mais fácil para buscar ajuda médica”, comentou.

Data- O novembro azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil a campanha foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela vida em 2012, aproveitando as comemorações da campanha australiana.

 

Top