Parceria entre Defensoria e Prefeitura vai beneficiar famílias acompanhadas pelo CRAS de Boa Vista

A possibilidade de firmar uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) e a Prefeitura Municipal de Boa Vista selou o encontro desta segunda-feira, 9, da defensora pública-geral Terezinha Muniz e da defensora pública Elceni Diogo com a secretária da Semges(Secretaria Municipal em Gestão Social), a viabilidade de levar para os usuários dos sete CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Boa Vista o projeto  “Ciranda de leitura: Leitor do Amanhã”.

A iniciativa visa atender crianças e adolescentes nas faixas etárias entre 6 e 17 anos que participam dos grupos de convivência dos CRAS. A meta é começar em três unidades até atingir todos os Centros. A durabilidade será de dois meses em cada Centro.

            De acordo com a Defensora pública, Elceni Diogo, titular da Câmara de Conciliação, o objetivo é possibilitar às crianças o gosto pela leitura e, sobretudo, ajudá-las na oralidade. “Após o empréstimo do livro, a criança e o adolescente terão que contar na ciranda de leitura o que entendeu do livro. O projeto será monitorado por uma assistente social efetiva da DPE”, explicou.

A secretária da Semges ressaltou a importância da ampliação e destacou a necessidade também de promover uma interação entre os adultos e servidores. Segundo ela, a Secretaria está de portas abertas para atender à Defensoria. “Podemos montar uma programação especifica para o desenvolvimento do projeto”, disse Simone. 

A defensora-geral mencionou que seria relevante levar a temática Educação em Direito, que abordaria vários temas de interesse do público, como exemplo violência doméstica com ênfase nos homens, conflito familiar, o papel da Defensoria na sociedade, entre outros assuntos. “Com a ampliação do público-alvo, o nome do projeto poderá sofrer alteração, mas terá sempre o pano de fundo à leitura e a troca de conhecimentos”, comentou.

Ao final da reunião, ficou acertado que nos próximos dias 17 e 19 de outubro, às 16h, a equipe da Câmara de Conciliação visitará dois Centro de Referência, a fim de perceber a partir dos usuários dos Cras os temas que poderão ser abordados.

 

DPE-RR

Top